O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Rafael Greca, entregou na quinta-feira (26), em Mamborê, 20 unidades do programa Casa da Família, construídas com investimentos de R$ 236 mil. “Essas chaves representam a entrada no sonho da casa própria. Esse é um investimento de um governador que se preocupa verdadeiramente com os mais pobres”, ressaltou Greca, lembrando as políticas sociais adotadas por Roberto Requião.
De acordo com a presidente da Associação dos Moradores do Residencial Mamborê I, Marlene dos Santos, 26 anos, a mudança para a casa nova representa melhora significativa na vida da família. Casada e com dois filhos, ela vivia “de favor, em um barraco úmido e sem forro”, nos fundos da casa da sogra. “Passamos muito frio e nem acredito que estou com a chave da minha casa na mão. Nunca imaginei que teria um dia uma casa tão bonita e confortável. Se não tivesse esse programa de governo, jamais teria oportunidade de melhorar minha vida”, comemorou.
Outro novo proprietário é José Fabrício (47), casado há 22 anos, com seis filhos e uma neta. Ele trabalha em uma usina de reciclagem de papel e o rendimento familiar não ultrapassa um salário-mínimo. A família vivia precariamente em um barraco de piso de chão, sem forro e com apenas três peças. O banheiro ficava para fora do casebre. A esposa de José, Aparecida Fabrício, não conseguia acreditar que recebeu a casa própria e está aliviada em saber que o banheiro, agora, fica dentro da casa. “Aqui é um paraíso. Nossa vida vai mudar muito. Agora só penso em mudar logo para sair da situação em que estou”, disse.
O Casa da Família é uma parceria do Governo do Estado com o Ministério das Cidades, por meio do Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social (PSH).