O programa de regularização fundiária Direito de Morar, da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) começou a entregar os 104 sobrados das famílias que vivem em situação mais precária na beira do rio Palmital, na Vila Zumbi dos Palmares, em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba. Todas as mudanças devem estar concluídas até este domingo (16). A relocação dessas famílias é necessária para a continuidade das obras de implantação de redes de esgoto e de galerias para a drenagem e escoamento de águas pluviais.
“Não consegui dormir porque achava que estava sonhando”, disse a beneficiária Clemair de Fátima de Veiga, 34 anos, após passar a primeira noite na casa nova. Dona de casa e moradora na Vila Zumbi há mais de 14 anos, dona Clemair vivia em uma casa de madeira a apenas um metro e meio do rio Palmital. “A nossa vida era um verdadeiro tormento. O mau cheiro era constante e freqüentemente encontrava ratos por cima das camas e no meio do armário de mantimentos”, lembra.
Outra nova moradora do conjunto de sobrados construídos pela Cohapar em Colombo é Marli Nogueira, 36 anos, solteira e com um filho de 9 anos, Maicon. Eles também moravam na beira do rio Palmital em uma casa de madeira de três cômodos. “As enchentes eram comuns e nos atrapalhavam bastante. Agora está ótimo, vou começar uma vida nova com a casa nova”, declara.
Bastante ocupada com a mudança – até os cachorros de estimação foram acomodados no caminhão – dona Maria de Lima, 62 anos, casada e com um filho, lembra que quase morreu afogada nas enchentes do rio Palmital. “Estou muito feliz porque agora terei um lugar digno para viver”. Outra futura moradora de um dos novos sobrados feitos pela Cohapar na Vila Zumbi dos Palmares é Etelvina Correia, 94 anos, que vive no local com o único filho. “Tudo era muito sofrido para nós, tinha o frio, o mau cheiro do rio, mas, com a casa nova, acabou o sofrimento”, completa.
Ao todo, a Cohapar vai construir 281 sobrados, destinados a famílias que vivem em áreas de risco ou de preservação ambiental, às margens do Rio Palmital e da antiga BR 116. Outros 140 sobrados estão em fases variadas de construção, desde a fundação até a pintura e acabamento. O investimento é de R$ 4,6 milhões, com recursos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedu/Paranacidade).
O programa — O Direito de Morar foi implantado pela Cohapar em 2003 para enfrentar o problema das ocupações irregulares. Só na Região Metropolitana de Curitiba há 136 mil famílias em favelas. Além da Vila Zumbi, o Direito de Morar está em andamento em ocupações em Curitiba, Piraquara, Pinhais, Londrina, Paranaguá, Matinhos, beneficiando mais de 20 mil famílias, em parceria com prefeituras e iniciativa privada.
Na Vila Zumbi dos Palmares, a Cohapar trabalha em parceria com Sanepar, Copel, Instituto Ambiental do Paraná, Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, Sedu/Paranacidade, secretarias da Saúde, Educação, Trabalho e Promoção Social e Prefeitura de Colombo.