A regularização dos terrenos de uma parte do bairro do Guarituba, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, foi discutida na tarde desta terça-feira (22), entre o presidente da Cohapar, Rafael Greca, e os comerciantes da rua das Andorinhas. “Foi uma reunião proveitosa que nos permite avaliar o que está andando e onde há dificuldades”, disse Greca.
Os moradores e comerciantes da rua Andorinhas desejam a colocação de pavimentação asfática. “Nós informamos que esse serviço já está no projeto, porém é necessário realizar a regularização dos terrenos. Eles vão ajudar com a documentação para que o trabalho seja agilizado. Assim vamos ter condições de realizar as duas coisas paralelamente”, destacou o presidente da Cohapar.
A Companhia está pronta para realizar a licitação de pavimentação asfáltica do local, mas só pode iniciar o processo com a regularização de posse no local. Até o final das obras, a Cohapar irá legalizar 8.087 posses de terrenos e construír 953 moradias. Além disso, o projeto também prevê a implantação de parques nas área de onde as famílias sairão, para proteger os mananciais que abastecem a Grande Curitiba.
Greca explica que a participação dos moradores no processo de obras de desfavelamento e recuperação ambiental é importante para o sucesso do programa. “Hoje, por exemplo, ficamos sabendo que nas ruas adjacentes da Andorinhas está acontecendo alagamento nos dias de chuva. Isso provavelmente é conseqüência de um represamento de água em algumas galerias, que ocorreu quando foi feita a pavimentação da rua Betonex, principal via de acesso do Guarituba. Nós já vamos trabalhar para solucionar isso”, explicou Greca.
Segundo o presidente da Cohapar, depois da conclusão do projeto, previsto para o segundo semestre de 2010, o novo bairro do Guarituba, será transformado num local valorizado e dos mais bonitos da Região Metropolitana de Curitiba. “Por isso é importante que todos tragam suas contribuições para que o processo, se necessário, seja aperfeiçoado, pois aqui há uma das maiores ocupações irregulares do País, com uma população maior que 90% das cidades no Paraná, além dos mananciais que abastecem 70% da Grande Curitiba”, disse Greca.