A Companhia de Habitação do Paraná foi, mais uma vez, um dos destaques da revista “Móveis de Valor” com o projeto Mobiliário Popular. A Cohapar foi citada pela proposta inédita de criar uma linha de produção e financiamento de móveis para moradias populares, com medidas adequadas aos tamanhos das casas construídas pela Companhia, que têm 40 metros quadrados.
O projeto foi lançado pelo presidente da Companhia, Rafael Greca, na abertura do 2º Seminário Oportunidades para a Indústria Moveleira, em Curitiba. A publicação, referência na área, aponta que projetos como estes já são bem aproveitados em países da Europa e nos Estados Unidos.
A expansão do setor da construção civil e o elevado déficit habitacional no país são os motivos apontados pela “Móveis de Valor” para que as indústrias moveleiras mobilizem-se e invistam neste mercado.
Rafael Greca ressalta o destaque, pela segunda vez, do tema na publicação. “É uma oportunidade para a indústria de móveis abrir um novo nicho e desenvolver produtos especialmente desenhados para a necessidade de um importante segmento de mercado, que é o segmento crescente de casas populares”, enfatiza.
No entanto, o presidente da Cohapar lamenta que os empresários do setor ainda não tenham demonstrado interesse em apoiar esta idéia. “A grande dificuldade é que a maioria dos orçamentos até agora foi muito caro e está longe do horizonte de consumo popular”, disse. Mas Greca afirma que a procura por parceiros continua. “Nós continuaremos insistindo na procura de empresários parceiros capazes de dotar o Paraná e o Brasil de uma política de móveis populares acessíveis e compatíveis com o tamanho das populares”.
Projeto Mobiliário Popular – A equipe da Cohapar desenvolveu os modelos dos móveis visando otimizar os espaços de maneira coerente, para que cada parte da casa seja bem utilizada. O grande desafio do projeto é unir preço e qualidade.
A Cohapar está buscando fornecedores parceiros. Estão em andamento negociações com indústrias moveleiras para viabilizar propostas que atendam às necessidades da habitação popular. Os empresários interessados em participar deste projeto podem acessar a página da Cohapar na internet (http://www.cohapar.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=102 ) e fazer o download do projeto.