O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Rafael Greca, se reuniu nesta quarta-feira (4) com o prefeito de Piraquara, Gabriel Samaha (Gabão), com o objetivo de dinamizar as ações do maior programa de regularização fundiária e salvação dos mananciais em execução no País, o Guarituba.
“Nós temos a oportunidade de estar desenvolvendo uma obra emblemática para o Brasil, dentro de um programa que vai proporcionar ao País sustentação e força econômica para enfrentar a crise mundial. Por isso, enfatizou Greca, precisamos trabalhar cada vez mais unidos, Governos Federal, estadual e prefeituras para desenvolver este programa com a maior agilidade possível”, frisou.
Greca, que também é coordenador do Programa de Aceleração do Crescimento no Paraná, no Comitê Estadual de Gestão Integrada do PAC - criado para monitorar as obras do Estado -, disse que “reuniões de trabalho como a que ocorreu com o prefeito Gabão vão ser regulares com todos os prefeitos dos municípios contemplados com recursos do PAC - Piraquara (Guarituba), Campo Magro, Pinhais e Colombo”, concluiu.
Para o prefeito Gabriel Samaha, estes encontros são fundamentais, já que há muitos trâmites burocráticos que só um trabalho conjunto vai resolver. “Nesta reunião, que todo o corpo técnico envolvido no projeto do Guarituba podemos entender os trâmites burocráticos e ajudar a resolvê-los. Além disso, aparar arestas para que as obras do PAC se tornem realidade o mais breve possível”.
Além das obras do PAC, Cohapar e prefeitura colocaram em pauta outras ações para o desenvolvimento econômico do bairro. “O projeto do PAC não pode ser apenas um projeto de concreto, deve ser um projeto humano. E, juntos, estamos discutindo a possibilidade de um polo de empregos, que compõe a essência das premissas dos Governos federal e estadual. A de que os governantes tenham responsabilidade ambiental e social”, concluiu o prefeito de Piraquara
OBRAS NO GUARITUBA – O projeto, que é desenvolvido pelo governo do Estado através da Cohapar em parceria com diversos órgãos da administração estadual e prefeitura de Piraquara, já está em andamento com a pavimentação das principais ruas, ciclovias e galerias pluviais pelo município; implantação da rede de esgoto e água pela Sanepar; macrodrenagem pela Suderha.
Além disso, em janeiro, a Cohapar iniciou o levantamento topográfico da área, onde serão construídas 803 moradias para as famílias que serão realocadas das margens dos rios Itaqui, Piraquara e Iraí. E já iniciou as obras de drenagem e as demarcações dos alinhamentos prediais. A segunda fase vai preparar os terrenos e começa depois do resultado da licitação para terraplenagem do solo, prevista para 18 de fevereiro.
NOVO GUARITUBA - O ‘Novo Guarituba’ está recebendo investimentos de cerca de R$ 91,7 milhões do PAC, do governo Federal, já incluídas as contrapartidas do Estado e do Município. Na intervenção, 12 mil famílias serão beneficiadas, sendo que 803 serão realocadas para as áreas onde vão iniciar as obras de secagem e outras 11.197 terão garantidas as posses de suas terras.
Cohapar e Prefeitura de Piraquara avaliam ações do PAC Guarituba
O presidente da Cohapar, Rafael Greca, se reuniu nesta quarta-feira (4) com o prefeito de Piraquara, Gabriel Samaha (Gabão), com o objetivo de dinamizar as ações do programa de regularização fundiária e salvação dos mananciais em execução no País, o Guarituba
Publicação
04/02/2009 - 16:49
04/02/2009 - 16:49
Editoria