Prefeitos e representantes da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), que se reuniram nesta quarta-feira (16) com o presidente da Cohapar, Rafael Greca, aprovaram os projetos habitacionais direcionados à Região Metropolitana de Curitiba.
Para o prefeito de Piraquara, Gabriel Samaha (Gabão), a importância deste projeto apresentado pela Cohapar está na integração da região metropolitana de Curitiba. “Definitivamente, o governo do Estado assume com propriedade e sensibilidade que o problema de Curitiba não pode ser visto só de Curitiba para a região metropolitana e sim da região metropolitana para Curitiba”, diz Gabão.
“Até hoje nós não conseguimos ter uma política habitacional de regularização fundiária de acordo com as necessidades dos nossos municípios. Pensar que vamos acessar 400 casas, que vamos começar a regularizar áreas de ocupação em todos os municípios, estamos caminhando para construir uma nova visão da região metropolitana. Essa nova visão me parece única no país”, completa.
A prefeita de Tuna do Paraná, Nalinez Zanon, lembra que este projeto irá beneficiar principalmente os municípios mais pobres. “Para nós do Vale do Ribeira este projeto é um presente inesperado, principalmente para Tunas onde não tenho nenhum projeto de habitação. Um fator interessante é a igualdade de investimentos entre os municípios, uma vez que os mais carentes eram menos beneficiados”, ressalta Nalinez.
“Eu nunca tinha visto um projeto neste nível onde participem todos os prefeitos da Região Metropolitana de Curitiba. É sem dúvida um momento bem importante na política paranaense na área habitacional e saneamento. É um momento de virada da Região Metropolitana de Curitiba, completa Nalinez Zanon, prefeita de Tuna do Paraná.
O Plano de Moradia Popular da Grande Curitiba, que pode ser incluído no PAC (Plano de Aceleração do Crescimento ), conta com um investimento previsto em R$ 548.618.700,00 milhões. Serão construídas 26.040 mil moradias distribuídas nos 28 municípios da RMC. Deste total, 24.640 em área urbana e 1.400 mil em pequenas propriedades rurais peri-urbanas, no projeto “Novas Colônias”. O projeto prevê investimentos de aproximadamente R$ 20 mil para cada município com um prazo de quatro anos para conclusão.
Municípios da Assomec – Os municípios da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba, que serão contemplados no Plano de Moradia Popular da Grande Curitiba são: Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiuva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Contenda, Curitiba, Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Lapa, Mandirituba, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco do Sul, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná.
Cohapar e Assomec assumem compromisso com RMC
“Eu nunca tinha visto um projeto neste nível onde participem todos os prefeitos da Região Metropolitana de Curitiba. É sem dúvida um momento bem importante na política paranaense na área habitacional”, ressalta Nalinez Zanon, prefeita de Tuna do Paraná
Publicação
16/05/2007 - 17:30
16/05/2007 - 17:30
Editoria