A Associação dos Sem-Teto de Jacarezinho, no Norte Pioneiro, comunicou à Companhia de Habitação do Paraná a sua intenção de transferir à Cohapar uma área de 15 alqueires, que poderá ser destinada à construção de 1.200 casas para famílias do município. O tema foi debatido na quarta-feira (21) durante encontro do presidente da Companhia, Rafael Greca, com a presidente da Associação, Aldete Silvério de Oliveira, e as diretoras do Movimento, Daniele Maria Junqueira e Maria Gomes de Oliveira.
“A Associação dos Sem-Teto de Jacarezinho saiu à frente de todos os outros movimentos do país ao trazer este assunto para ser discutido com a Cohapar, já que a Associação tem a intenção de transferir a área para a Companhia. Com isso, podemos estudar o projeto e buscar uma equação de sustentabilidade junto ao Governo do Estado, Caixa Econômica Federal e Cohapar. Esta atitude pode colaborar com desenvolvimento habitacional do Paraná”, afirmou o presidente da Cohapar, Rafael Greca.
A presidente da Associação explicou que a intenção é unir esforços para beneficiar quem precisa. “Nós, da Associação, também precisamos de um lugar para morar e, por isso, não podemos nos acomodar. Vamos nos unir com que tem a habilidade para viabilizar o projeto. Assim que a Cohapar julgar viável, vamos transferir a área à Companhia”, afirmou.
As famílias selecionadas para este primeiro projeto pagam o seu próprio terreno. “Para selecionar as famílias seguimos o critério da necessidade, quem mais precisa está nesse grupo. Mas queremos continuar com essa idéia e comprar mais terrenos até que todos tenham uma casa para morar”, declarou Aldete. As prestações variam de R$ 60,00 a R$ 90,00 por mês e cada família já sabe onde será construída a sua casa.
“O ideal seria que todos os movimentos de sem-teto deste país assumissem essa boa idéia de se tornarem uma cooperativa que empreende a solução da boa moradia”, declarou Rafael Greca. “Todos que quiserem entrar nesse jogo a favor do Brasil, a favor do povo do Paraná, podem procurar a Cohapar e o Governo do Estado para que possamos estudar juntos a viabilidade dos projetos”, ressaltou Greca.
ASSOCIAÇÃO - Legalizada desde fevereiro deste ano, a instituição atua em benefício das pessoas que não têm onde morar. “Montamos a associação, porque também vivemos de forma precária. A necessidade fez a gente se unir e batalhar por todos os que estão na mesma situação”, declarou Aldete.
ENCONTRO – A presidente da Associação dos Sem-Teto de Jacarezinho aproveitou a reunião para convidar o presidente da Cohapar para o 2.º Encontro dos Sem-Teto de Jacarezinho, a ser realizado no dia 2 de dezembro. O encontro servirá para discutir políticas públicas para a habitação digna e outras formas de beneficiar quem precisa de moradia. O encontro deve reunir lideranças locais, estaduais e federais. “A presença do Rafael Greca será muito importante porque ele poderá expor todo o seu conhecimento em habitação”, afirmou Aldete.
Cohapar e Associação de sem-teto estudam construção de 1.200 casas
O tema foi debatido na quarta-feira (21) durante encontro do presidente da Companhia, Rafael Greca, com a presidente da Associação, Aldete Silvério de Oliveira, e as diretoras do Movimento, Daniele Maria Junqueira e Maria Gomes de Oliveira
Publicação
22/11/2007 - 19:20
22/11/2007 - 19:20
Editoria