A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) ficou no 28.º lugar entre as 100 maiores empresas do estado no ranking Grandes & Líderes 2005. O resultado, auditado pela PriceWaterhouseCoopers, foi publicado na revista Amanhã, de economia e negócios.
“A Cohapar é uma das principais companhias de habitação do país e o resultado mostra que ela exerce uma expressiva influência na economia paranaense”, comemora o presidente da Cohapar, Luiz Claudio Romanelli.
A empresa completou 40 anos em 2005, com a marca de mais de 167 mil moradias construídas em 3.399 empreendimentos, que estão em 383 dos 399 municípios do Estado. Se todas essas casas fossem colocadas no mesmo espaço, elas formariam o segundo município mais populoso do Estado, com mais de 600 mil habitantes.
Desde sua fundação como uma sociedade de economia mista, a Cohapar surgiu com a finalidade de integrar o Paraná no Sistema Financeiro da Habitação, operando com recursos do Banco Nacional da Habitação. Após a extinção do BNH, em 1986, a Caixa Econômica Federal tornou-se o principal parceiro financeiro da Cohapar.
Baixo risco - Em 2004, a Cohapar foi avaliada pela Austin Rating, de São Paulo, como empresa de baixo risco de crédito para atuar como agente financeiro de programas habitacionais. O Comitê de Classificação de Risco da Austin atribuiu a nota BBB+, aplicada a empresas que têm “obrigações protegidas por boas margens de cobertura para o pagamento de juros e principal, obrigações suportadas por garantias seguras e risco baixo”.