A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) desenvolveu novos padrões arquitetônicos para casas populares destinadas às famílias com renda mensal até dois salários mínimos. A partir de agora, os mutuários contam com oito projetos para as casas convencionais, que possuem opções diversificadas de telhado e concepção arquitetônica mais moderna. Também foram desenvolvidos um projeto para sobrados e outro para casa geminada. Estas unidades habitacionais têm 40 metros quadrados, com dois quartos, sala, cozinha e banheiro.
As plantas das novas unidades habitacionais indicam as áreas adequadas para futuras ampliações. “Os nossos novos padrões facilitam a vida dos mutuários, que podem aumentar suas casas com segurança e sem riscos”, afirma o presidente da Cohapar, Rafael Greca.
Na modalidade hipoteca, destinada a famílias com renda mensal de três a cinco salários, os padrões arquitetônicos já eram diversificados possibilitando a escolha de quatro tamanhos: 40, 44, 52 e 63 metros quadrados, de acordo com a renda mensal do mutuário. Além dos oito projetos das casas de 40 metros quadrados, as outras de 44, 52 e 63 metros quadrados têm duas opções de projetos arquitetônicos disponíveis para cada uma. Estas casas podem ter dois ou três quartos, sala, cozinha e banheiro.
Os projetos arquitetônicos são sorteados entre os mutuários dos conjuntos e eles podem escolher entre as cores oferecidas pela Companhia.
AMPLIAÇÃO – Outra mudança estabelecida na gestão de Rafael Greca foi com relação à metragem das casas da modalidade caução. As unidades habitacionais que tinham 32 metros quadrados passaram a ter 40 metros quadrados. A mudança foi decorrente do custo final da casa, que é praticamente equivalente ao anterior.
“O governador Requião determinou que as casas da Cohapar tivessem, no mínimo, 40 metros quadrados. Essa ampliação é para que as famílias tenham espaço para a sua mesa, para a sua reunião”, declara Rafael Greca.
PROJETOS ESPECIAIS - A Cohapar ainda oferece um projeto de casa específico para deficientes físicos, de 40 metros quadrados, toda adaptada, com corredores e portas mais largos, rampas de acesso e barras de apoio no banheiro. As casas podem ser tanto na modalidade caução quanto hipoteca.
Para Greca, fazer habitação é fazer cidade e as casas populares da Cohapar, de boa qualidade, contribuem para construir cidades boas para se viver. “A nossa Companhia tem a preocupação com o desenvolvimento humano e com a identidade cultural do nosso povo”, finaliza.