O presidente da Companhia de Habitação do Paraná, Rafael Greca, assinou nesta sexta-feira (2) ordem de serviço para a construção de 44 moradias do programa Casa da Família em Tupãssi, Oeste do Estado. A solenidade foi realizada na Câmara Municipal da cidade, com a presença do prefeito Valdecir Acco e das famílias beneficiadas, que recebem até um salário-mínimo por mês.
A empregada doméstica Sirlei Alves Pereira, 27 anos, casada e mãe de dois filhos de 5 e 6 anos de idade, vive hoje no prédio de uma antiga fábrica, cedido pela prefeitura. Uma das novas mutuárias da Cohapar em Tupãssi, ela conta que a assinatura do contrato deu início a um sonho compartilhado por toda a família.
“Meus filhos já sabem que em breve vamos morar na nossa casa. Eles estão ansiosos com a idéia de poderem ter seus quartos separados. Não vemos a hora de nos mudarmos. A felicidade é tanta que não há como explicar. É um sonho ter um cantinho para morar, pagar por uma coisa que vai ser nossa”, diz.
A satisfação de Sirlei é compartilhada por Roseli Mendes da Rosa, 23 anos, também empregada doméstica. Ela mora com a filha de um ano e meio e mora em uma pequena casa que divide com os pais, o irmão e a cunhada. “Como é muita gente, preciso dormir no chão. Logo não vou precisar mais, pois terei a minha casa”, comemora.
O programa — O Casa da Família é uma parceria entre o Governo do Paraná, a Caixa Econômica Federal — principal agente financiador da política habitacional executada pela Cohapar — e as prefeituras, que doam terrenos e executam as obras de infra-estrutura necessárias.
As novas moradias do Casa da Família em Tupãssi terão 32 metros quadrados, dois quartos, sala, cozinha, banheiro e varanda. Todas são construídas em alvenaria, têm forro e são cobertas com telhas cerâmicas. Os moradores poderão escolher o projeto arquitetônico da casa entre diversas opções oferecidas pela Cohapar.