O presidente da Cohapar, Rafael Greca, esteve no final de semana (22 e 23), em Cerro Azul, na Região Metropolitana de Curitiba, acompanhado dos técnicos da Companhia, para conhecer a área destinada à construção de 103 casas do Programa Minha Casa, Minha Vida.
O município, com 18,6 mil habitantes e a 92 quilômetros da capital, apresenta um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) no Estado, porém está conseguindo ganhar impulso para o desenvolvimento depois que o Governo do Paraná asfaltou a PR-092. A obra acabou com o isolamento da população, que ficava impedida de transitar pela estrada sempre que chovia.
A Cohapar entregou ao prefeito Dalton Luiz Moura e Costa o projeto dos dois empreendimentos previstos. O programa vai contratar mão-de-obra local e comprar material de construção na própria cidade. A área do projeto é de 59.422 mil metros e terá dois empreendimentos: 58 casas para famílias com renda até três salários mínimos e mais 45 unidades, para quem ganha entre três e 10 salários.
PASSOS – “Estamos dando os primeiros passos para a concretização do Minha Casa, no Estado”, disse Greca. Segundo ele, com a entrega do projeto, a participação da Cohapar nesse processo se encerra. “Nossos técnicos fizeram o projeto para essa área destinada às casas e todo o planejamento de infraestrutura e financiamento contou com o trabalho da Copel, Sanepar, Caixa, Suderhsa, IAP, Secretaria do Desenvolvimento Urbano, Comec e Mineropar”.
A partir de agora, caberá ao prefeito encaminhar o processo de licitação e, junto com a Caixa, dar início às obras. “Estaremos sempre prontos a oferecer assistência técnica, sempre que houver necessidade, além da assistência do serviço social e da assessoria de apoio à implantação do projeto”, explicou o presidente da Cohapar.
O prefeito de Cerro Azul anunciou que dará início imediato ao processo de licitação e, em seguida, começar as obras em, no máximo, 30 dias. “Queremos concluir as casas até o final do ano”, afirmou.
Para Dalton, essa é uma obra significativa para o município que além de contribuir para a redução da demanda habitacional, vai promover o desenvolvimento da cidade gerando empregos e distribuição de renda. “De acordo com os termos do contrato assinado, todo material será adquirido nas lojas do próprio município, bem como a contratação de mão-de-obra. Com isso, os recursos acabam ficando dentro da cidade”, explicou o prefeito.
PROGRAMA – O programa prevê a construção de 1 milhão de moradias em todo o País e 44 mil créditos estão destinados ao Paraná. As casas de Cerro Azul já fazem parte de um total de 2.694 unidades que serão construídas em 14 municípios pelo programa do Governo Federal.
O Paraná está entre os Estados em que o programa encontra-se mais avançado. Do total de áreas viabilizadas para a construção de moradias nos 14 municípios, 723 eram da Cohapar: 406 em Irati, no bairro Vila São João, e 114 em Araucária, no Jardim Condor. Outras 113 foram cedidas pelo Governo do Paraná e estão localizadas em Piraquara, no bairro São Roque.
Cohapar conclui projetos para 103 unidades do Minha Casa, em Cerro Azul
O programa do Governo Federal em parceria com a Cohapar vai contratar mão-de-obra local e comprar material de construção na própria cidade
Publicação
24/08/2009 - 12:40
24/08/2009 - 12:40
Editoria