A Companhia de Habitação do Paraná encerrou a primeira fase do convênio com a Secretaria da Educação e concluiu a construção de 380 Casas do Zelador, com investimentos de R$ 6,8 milhões. Este programa do governo do Estado oferece moradia digna aos zeladores das escolas estaduais e proporciona segurança à comunidade escolar.
As Casas do Zelador são desenvolvidas pela Cohapar e têm 52 metros quadrados, três quartos, sala, cozinha, banheiro, área para lavanderia e varanda. Todas ficam nas dependências das escolas da rede estadual de ensino e são cinco opções de modelos arquitetônicos. “Finalizamos esta primeira fase do convênio com a certeza que a segurança nas escolas melhorou. Pretendemos ampliar este convênio no próximo ano e construir ainda mais casas em nossas escolas”, disse o presidente da Cohapar, Rafael Greca.
O projeto ainda prevê a instalação de um ponto telefônico e alarme integrados ao sistema das escolas. Para que as moradias se tornassem viáveis, alguns fatores para a execução dos projetos são considerados, como a construção em local estratégico. “As casas devem ficar em áreas que permitam uma visibilidade ampla da escola, uma vez que um dos objetivos do programa é protegê-la do vandalismo”, destacou Greca.