A Cohapar já recebeu a primeira parcela de recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) no valor de R$ 905,8 mil, que serão aplicados na aquisição dos lotes para o reassentamento de 803 famílias que vivem em área de risco ou preservação ambiental no Guarituba, em Piraquara. No total, o projeto vai receber R$ 91,7 milhões, já incluídas as contrapartidas do Estado e do município.
O comprovante dos depósitos bancários, feitos em juízo na Comarca de Piraquara, foi recebido na sexta-feira (1.º). Os recursos servirão para a desapropriação de 299 mil metros quadrados de terreno destinados às famílias do Guarituba, hoje considerada a maior área de ocupação irregular do Paraná. O projeto “Novo Guarituba” é desenvolvido pela Cohapar em parceria com diversos órgãos da administração estadual e da prefeitura.
“Superamos todas as cláusulas contratuais e burocracias de quatro cartórios para cumprir os prazos legais e dar andamento ao maior projeto de regularização fundiária do País, e tão logo o juiz conceda a emissão de posse, vamos começar as obras de secagem de duas áreas de 22,8 e 7,1 hectares”, garantiu o presidente da Companhia de Habitação do Paraná, Rafael Greca.
RESGATE SOCIAL – Os recursos totais serão aplicados no resgate social de 12 mil famílias - mais de 44 mil pessoas -, que vivem em áreas de risco. Destas, as 803 que serão reassentadas estão às margens dos mananciais, em banhados às beiras do Rio Iraí, que garante o fornecimento de água para 1,8 milhão de moradores da Grande Curitiba. Estas famílias serão transferidas para outras casas no próprio bairro.
O projeto é um desafio para a engenharia do Estado. O solo é de turfa, terra escura que afunda como areia da praia, e com baixa capacidade de drenagem. As intervenções com redes de macro e microdenagem das águas pluviais vão permitir o controle de cheias e proteção dos mananciais. Dispositivos de controle permitirão o escoamento de cheias para o canal extravasor e Rio Iraí. Serão executadas pela Sanepar obras de galerias pluviais nas ruas para captar as águas dos lotes, passeios e ruas e de coletores principais, que vão conduzir o escoamento até as bacias de detenção.
As obras já foram iniciadas no local, com a preparação para pavimentação e sistema de drenagem em três vias principais do Guarituba. As ruas Betonex, Juri Danilenko e Richard Lickfeld já estão recebendo as intervenções do município de Piraquara. O sistema de drenagem vai evitar os alagamentos, já que o bairro está situado em região de manancial.