A Cohapar inicia a construção de 28 casas do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) na cidade de Cambará, Norte Pioneiro do Estado, a 415 quilômetros da capital. Com investimentos de R$ 750 mil as moradias serão feitas com recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social. As moradias beneficiam famílias de baixa renda, em sua maioria trabalhadores rurais que atuam no corte de cana, com renda mensal de, preferencialmente, até um salário mínimo. As novas casas se somam às 372 moradias em 11 municípios com verbas do Fundo que estão em obras ou em início de execução.
“Estas moradias significam progresso social para o nosso Estado, pois são destinadas a famílias carentes, que trabalham no campo. Com a casa própria, as famílias se sentem mais estimuladas contribuindo para sua fixação no campo. Toda vez que o governo investe no campo diminui a possibilidade de favelização nas grandes cidades. A fixação de famílias de pequenos produtores e trabalhadores nas suas propriedades de origem resulta na diminuição dos problemas da urbanização acentuada e injusta do Brasil”, afirmou o presidente da Cohapar, Rafael Greca.
O prefeito de Cambará, José Salim Haggi Neto, relatou que as atividades agrícolas e pecuárias são a sustentação da economia local do município, sendo que, de acordo com o prefeito Neto, “a agricultura apresenta-se bem desenvolvida e voltada para as culturas anuais de exportação e cana-de-açúcar”.
“Destacamos hoje a participação da Cooperativa Integrada que agrega quase a totalidade dos agricultores de Cambará para o fortalecimento do agricultor e da agricultura, através do associativismo responsável. Por isso, a casa própria é importante para essa população, que colabora com o desenvolvimento da economia de todo o Estado. Sou grato à dedicação da Cohapar em ser nossa interlocutora junto ao Governo Federal e à parceria para a concretização do sonho destas pessoas, que vão deixar de pagar aluguel”.
OBRAS PAC – FNHIS - Ao todo, as obras financiadas com recursos do PAC/FNHIS, no interior do Paraná e Região Metropolitana de Curitiba, beneficiarão 559 famílias em 15 municípios, com um total de recursos de cerca de R$ 11 milhões.
“Com o início destas casas do PAC no interior, agora em Cambará, há 428 moradias que sendo feitas ou em processo de início de construção, que resgatam famílias que moram em condições precárias de vida, a exemplo do que fazemos na região metropolitana de Curitiba, com a construção de 2.666 mil casas e mais 10 mil regularizações fundiárias, com investimentos do PAC”, disse Greca.
As casas têm 40 metros quadrados, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e varanda. Além disso, as famílias terão acesso a redes de água, esgoto e energia elétrica.
CAMBARÁ – Cambará tem 25 mil habitantes e é sede de importante Estação Experimental do IAPAR, onde se desenvolvem tecnologias usadas em todo o Estado e país, destacando-se as pesquisas nas culturas de milho, soja e cana-de-açúcar. Desde 2003, o município recebeu a intervenção da Cohapar através da construção de 209 casas na região rural e urbana da cidade.
FNHIS- O Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS) atende as prefeituras dos municípios paranaenses com mais de 20 mil habitantes e de municípios integrantes de regiões metropolitanas. As obras do FNHIS são subsidiadas pelo Governo Federal, através do Ministério das Cidades e Governo Estadual, por meio da Cohapar, para atender, preferencialmente, famílias com renda de até um salário mínimo. O Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social, instituída pela Lei 11.124/05, é a primeira proposta de iniciativa popular aprovada desde a Constituição de 1988.
Cohapar começa obras de 28 moradias em Cambará
As novas casas se somam às 372 moradias em 11 municípios com verbas do Fundo que estão em obras ou em início de execução
Publicação
08/03/2010 - 12:00
08/03/2010 - 12:00
Editoria