A Cohapar inicia a construção de mais 77 casas do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) em três municípios do interior do estado, com recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS) - Guarapuava, Mangueirinha e Quedas do Iguaçu. As obras devem iniciar nos próximos 20 dias e receberão investimentos de R$ 1,6 milhão. Os novos empreendimentos se somam às 43 moradias de União da Vitória, no Sul do Paraná, em construção há dois meses. Este programa atende famílias muito pobres, que moram em áreas de risco.
“Com o início destas casas do PAC no interior contamos com 120 moradias que resgatam famílias que moram em condições precárias de vida, a exemplo do que fazemos na região metropolitana de Curitiba, com a construção de 2,5 mil casas e mais 10 mil regularizações fundiárias, com investimentos do PAC”, disse o presidente da Cohapar, Rafael Greca. Ao todo, as obras financiadas com recursos do PAC/FNHIS no interior do Paraná beneficiarão 559 famílias em 15 municípios, com um total de recursos de cerca de R$ 11 milhões.
Na cidade de Guarapuava (Centro-Sul do Estado), a empresa Hezar Construção Civil construirá 22 casas; já em Mangueirinha, a Franch Costela vai edificar 28 unidades e, em Quedas do Iguaçu, 27 famílias receberão a casa própria que será construída pela Progresso Construções e Serviços Ltda.
As casas do PAC possuem 40 metros quadrados, dois quartos, sala, cozinha, banheiro e varanda e são destinadas para famílias de baixa renda. As pessoas têm acesso a redes de água, esgoto e energia elétrica, e nestes conjuntos todos os mutuários serão automaticamente inscritos nos programas sociais Tarifa Social da Água e Luz Fraterna, do Governo do Paraná.
FNHIS – O Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS) atende as prefeituras dos municípios paranaenses com mais de 20 mil habitantes e de municípios integrantes de regiões metropolitanas. As obras do FNHIS são subsidiadas pelo Governo Federal, através do Ministério das Cidades e Governo Estadual, por meio da Cohapar, para atender, preferencialmente, famílias com renda de até um salário mínimo. O Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social, instituída pela Lei 11.124/05, é a primeira proposta de iniciativa popular aprovada desde a Constituição de 1988.
Cohapar começa a construir 120 casas do PAC em quatro cidades
Deste total, 22 moradias beneficiarão famílias de Guarapuava, 28 de Mangueirinha e 27 de Quedas do Iguaçu, que se somam às 43 moradias de União da Vitória, em construção há dois meses
Publicação
15/09/2009 - 09:58
15/09/2009 - 09:58
Editoria