O presidente da Cohapar, Rafael Greca, recebeu nesta quarta-feira (09) a doação de 17 escrituras de áreas para a construção de 747 casas em Pinhais, Região Metropolitana da Curitiba. O projeto prevê ainda a regularização fundiária de 893 famílias. Ao todo serão investidos R$ 38.893 milhões, sendo que mais de R$ 7,3 milhões entram como contrapartida do Governo do Estado, para beneficiar perto de 8 mil pessoas que vivem em áreas de risco e preservação ambiental às margens dos rios Palmital e Atuba.
A entrega das áreas foi feita pelo prefeito Luizão Goulart e faz parte da implantação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no município. “Isso só é possível porque somos governados pela visão social do presidente Lula e do governador Requião”, disse Greca, ao comentar “que na última visita do governador a Pinhais, há poucos dias, ele reiterou o apelo para que o projeto fosse agilizado e não sofresse qualquer prejuízo”.
De acordo com Greca, os terrenos na cidade de Pinhais têm grande valorização imobiliária em razão da proximidade a áreas nobres de Curitiba e, por isso, estão sujeitos à especulação. “Se vivêssemos em outro contexto, isso não seria possível por causa dos interesses imobiliários”, afirmou.
Greca ressaltou ainda que o prefeito fez um grande esforço ao adquirir as áreas, oferecendo uma contrapartida maior do que a definida pelo PAC, visando garantir a implantação do programa em benefício das famílias. “A terra urbana em Pinhais é cara e o valor dos terrenos não cabia nas pretensões do projeto. Ao dispor desses recursos, o prefeito mostrou entender a necessidade e a importância do bom planejamento urbano para sua cidade. Assim avança o programa do governo para dar moradia aos que mais precisam”.
O prefeito Luizão disse que a construção das casas resolverá boa parte dos problemas de ocupação irregular do município. “Os grandes beneficiários do programa são as famílias que hoje moram de maneira irregular, em áreas de risco e por isso serão realocadas. A área que estamos destinando à Cohapar é em local seguro, seco e bem localizado. As famílias terão uma casa de excelente padrão, e do local de onde sairão, serão construídos dois parques lineares”, afirmou o prefeito.
Cohapar beneficia quase 8 mil pessoas com o PAC de Pinhais
Presidente da Cohapar, Rafel Greca, recebeu do prefeito Luizão Goulart, de Pinhais, a doação de 17 escrituras de terrenos para a construção de 747 casas. Mais 893 famílias serão beneficiadas com a regularização fundiária dos terrenos.
Publicação
10/09/2009 - 10:27
10/09/2009 - 10:27
Editoria