O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Rafael Greca, assinou o contrato para a construção das primeiras 182 casas no Guarituba, em Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba. No total serão construídas 803 moradias, que vão receber famílias que hoje vivem em áreas de risco, na beira dos rios Iraí, Itaqui e Piraquara.
Estas casas fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que também irá realizar melhorias em todo o bairro, como água encanada, coleta de esgoto, luz elétrica, pavimentação e drenagem, para que não ocorram mais alagamentos. No Guarituba será investido um total de R$ 91,7 milhões, incluídas as contrapartidas dos governos estadual e municipal.
As 182 casas serão construídas pela empresa Prumo Construtora e Incorporadora Ltda, com investimento de R$ 4,7 milhões. O contrato assinado segue agora para a Caixa, para análise e aprovação da licitação. Só após esta fase a Cohapar poderá emitir a ordem de serviço para iniciar as obras, o que deve levar, aproximadamente, três semanas.
“O início da construção destas casas no novo bairro do Guarituba representa a transformação da triste realidade das famílias que moram na beira dos rios, correndo riscos nestas áreas inadequadas para habitação. Estas famílias vão mudar para uma casa em local seguro, com água encanada, esgoto, luz elétrica e todo equipamento urbano próximo. Estamos mudando a realidade social do Paraná”, disse Greca.
Obras - No local onde serão construídas 694 moradias já foram concluídas as obras de drenagem, com a abertura de valas. Mais de 7,3 mil caminhões de terra foram colocados. A abertura das valas foi feita para secagem dos terrenos de solos de turfa, que afundam como areia movediça. Para isso, a drenagem rebaixou o lençol freático dois a três metros, permitindo receber obras para formação de ruas, galerias e fundação das moradias.
Para executar o trabalho de aterro, foi firmada uma parceria com o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), que dispõe de duas patrulhas rodoviárias, com dez caminhões, tratores de esteira, pás carregadeiras, motos niveladoras, rolos compactadores e pessoal.
A terraplenagem será feita ainda em outro terreno no Guarituba, que vai receber as outras 109 unidades habitacionais. A terraplenagem espalha a terra em camadas e, depois, a compacta, elevando o terreno e evitando que aconteçam inundações nos lotes.
Cohapar assina contrato para construção das primeiras casas do bairro Guarituba
No total serão construídas 803 moradias, que vão receber famílias que hoje vivem em áreas de risco, na beira dos rios Iraí, Itaqui e Piraquara
Publicação
10/08/2009 - 10:50
10/08/2009 - 10:50
Editoria