O presidente da Cohapar - Companhia de Habitação do Paraná, Rafael Greca, enfatizou nesta quinta-feira (1º), durante ciclo de debates do Seminário Regional de Elaboração do PlanHab (Plano de Habitação), a importância da elaboração de planos estaduais de desenvolvimento urbano e da preservação do meio ambiente. “Precisamos de projetos habitacionais que contemplem moradias dignas no campo e nas cidades, e de instrumentos de incentivo para revitalização ambiental”, disse Greca
Para ilustrar a apresentação, Greca mostrou no telão fotos de famílias beneficiadas pelos programas habitacionais desenvolvidos pelo Governo do Estado, por intermédio da Cohapar, comparando com a realidade em que viviam anteriormente. “O processo de exclusão social jamais pode ser pretexto para construir moradias precárias ou de má qualidade. Nossa gente merece respeito. É preciso lembrar que a felicidade do povo nasce da virtude dos governantes”, afirmou.
Durante o Seminário, Greca apresentou os programas de Regularização Fundiária e Urbana desenvolvidos pela Cohapar, a Vila Zumbi dos Palmares, em Colombo e o Novo Guarituba, em Piraquara. “No Guarituba cerca de mil famílias serão realocadas para outra área do mesmo bairro. Estamos criando um urbanismo contra o crime e reequilibrando a relação do homem com o meio ambiente ao criar espaços verdes de convívio social”.
Outros projetos modelos também foram exibidos ao público, como a Casa Verde, modelo de uma arquitetura ecologicamente correta, e a ocupação dos vazios urbanos, aproveitando a infra-estrutura já existente nas cidades. “Fazer habitação bem feita é fazer uma cidade contra o crime”, disse.
Ao finalizar, o presidente da Cohapar informou que em todo o Paraná, estão sendo construídas 12.853 novas moradias. “Até o final deste governo, em 2010, devemos atingir a marca de 60 mil. Se os recursos do PAC vierem, esse número será muito maior. De outubro até o Natal entregaremos as chaves de 145 bairros novos com mais de 5.500 casas. As cidades só melhoram quando a inovação é forte não só no mercado, mas também no campo da justiça social”.
O encontro reuniu presidentes e representantes das Cohab’s, secretários de Habitação e líderes comunitários do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além da secretária nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Inês Magalhães, e do presidente da Associação Brasileira de Cohab’s e secretário de Habitação de Goiás, Álvaro Lourenço.