Os morados do bairro Guarituba, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, vão conhecer neste sábado (14), a partir das 14h, o projeto urbanístico do Novo Guarituba. “O governo Requião tem duas grandes tarefas neste projeto: salvar os mananciais de Curitiba e ao mesmo tempo respeitar as 12 mil famílias que vivem na região entre os rios Iraí, Piraquara e Itaqui. Para isso, o governador está realizando um grande esforço para erguer este povo, organizar os endereços e as moradias, e ao mesmo tempo salvar os mananciais de água, que garantem 70% da água consumida na Grande Curitiba”, afirma o presidente da Cohapar, Rafael Greca.
O projeto do governo do Paraná é executado pela Cohapar, em parceria com o Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Piraquara, Sanepar, Copel, Mineropar, Comec e secretarias estaduais do Desenvolvimento Urbano, Planejamento e Meio Ambiente. “Resolvemos, em vez da violência e do despejo, fazer a recuperação da área, com saneamento, arruamento e construção de casas. Este é um projeto belíssimo de urbanização”, afirma o governador Roberto Requião. “Estamos contando com o apoio do governo federal, através da Caixa Econômica Federal, que nos repassou R$ 50 milhões a fundo perdido”, completa.
O objetivo do encontro deste sábado é detalhar os benefícios que serão realizados na área e explicar as etapas de execução do maior projeto de regularização urbana do País. Para Rafael Greca, a medida mais importante neste momento é conciliar todos os envolvidos no projeto. Para a área do Novo Guarituba serão transferidas as 803 famílias que moram hoje na área de mananciais. Novas casas serão construídas na área do Guarituba, o que garantirá a permanência da população no bairro. Além disso será realizada a urbanização da região, onde vivem de forma desordenada cerca de 44 mil pessoas.
Urbanização - A urbanização da área, que já está sendo executada, vai implantar um sistema de drenagem de águas da chuva, sistema de esgotamento sanitário, pavimentação e paisagismo das vias públicas, além de complementar as redes de água e energia existentes. As obras de macrodrenagem já começaram no trecho paralelo ao canal extravasor do rio Iraí. A Sanepar já iniciou a construção de 20 mil metros de rede de esgoto na área, que atenderá cerca de 4,5 mil moradores.
Para o prefeito de Piraquara, Gabriel Jorge Samaha, as obras de
esgoto são muito importantes. “A Sanepar está construindo saúde na maior área de ocupação irregular do Paraná, porque esgotamento sanitário é saúde”, afirma. O empreendimento contempla ainda a construção de espaços destinados à integração social, lazer, saúde, cultura, educação e cidadania. O projeto urbanístico do Novo Guarituba integra o programa Direito de Morar, da Companhia de Habitação do Paraná, criado para enfrentar a questão das ocupações irregulares nas cidades do Paraná.
Cohapar apresenta aos moradores o projeto de urbanização do Guarituba
Iniciativa vai regularizar moradias de 12 mil famílias e preservar mananciais que garantem 70% da água consumida na Região Metropolitana de Curitiba
Publicação
13/04/2007 - 15:47
13/04/2007 - 15:47
Editoria