A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) está agilizando junto à Caixa Econômica Federal financiamento para o Direito de Morar, programa de regularização fundiária destinado a favelas e ocupações irregulares nas regiões metropolitanas e grandes cidades do Estado. A Caixa irá financiar o Direito de Morar por meio do programa Habitar Brasil.
O presidente da Cohapar, Luiz Claudio Romanelli, esteve esta semana em Brasília, onde se reuniu com o ministro das Cidades, Olívio Dutra. Além de Romanelli, participaram do encontro o secretário especial para Assuntos da Região Metropolitana de Curitiba, Edson Strapasson, e a prefeita de Colombo, Izabete Pavin.
Romanelli apresentou a Dutra os detalhes do Direito de Morar, que já está em andamento na Vila Zumbi dos Palmares, em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba, e na favela do Parolin, uma das mais antigas favelas da capital. “A Cohapar vai atuar com firmeza na Grande Curitiba. Não é possível pensar uma política habitacional para o Paraná sem considerar o problema das 136 mil pessoas que vivem em ocupações irregulares na região”, explicou Romanelli ao ministro.
A comitiva paranaense também esteve reunida com a secretária executiva do Ministério das Cidades, Ermínia Maricato, o secretário nacional da Habitação, Jorge Hereda, o diretor de Parcerias e Apoio ao Desenvolvimento Urbano da Caixa, Jorge Luiz de Souza Arraes, e a diretora da Caixa, Vera Lúcia Martins Vianna.
Romanelli aproveitou as visitas para apresentar a política habitacional do Governo do Paraná e discutir detalhes do financiamento dos programas. O presidente da Cohapar dedicou atenção especial ao Programa de Arrendamento Residencial (PAR), uma das modalidades do Casa da Família, principal programa habitacional do Governo do Paraná. “Foi uma viagem muito proveitosa”, afirmou.