Representantes do Codesul/PR, Codesul/SC, Sanepar e Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan –SC) reuniram-se nesta sexta-feira (11) para discutir o protocolo da Declaração à Elaboração de Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado, firmado pelo governador Roberto Requião e pelos governadores de Estados e Províncias que integram o Codesul e a Comissão Regional de Comércio Exterior do Nordeste Argentino e Litoral (Crecenea-Litoral), durante o X Fórum de Governadores. O Codesul de Santa Catarina e do Paraná farão o levantamento dos Planos Diretores dos municípios envolvidos.
O protocolo vai viabilizar a implantação do sistema integrado de abastecimento de água para os municípios Dionísio Cerqueira/SC (Brasil), Barracão/PR (Brasil), Bom Jesus do Sul/PR (Brasil) e Bernardo de Irigoyen (Misiones/Argentina). De acordo com o secretário do Escritório do Codesul/PR, Santiago Gallo, a primeira ação de cooperação transfronteiriça já está em funcionamento. “A Sanepar e a Casan têm capacidade de colocar esse projeto em andamento em pouco tempo\", disse.
Para o secretário do Codesul/SC Amauri Camilo Cantú, o objetivo da declaração é incentivar a integração física do Brasil e da Argentina, promovendo novas parcerias. “Essa é a oportunidade de executar o primeiro projeto de parceria, a concretização da solidariedade entre os povos transfronteiriços\", disse. Segundo o superintendente do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Casan/SC Cláudio Ramos Foriani Jr. a participação da empresa nesta reunião, dará seqüência à viabilização da implantação do sistema integrado.
“A Casan tem o projeto executivo de engenharia já pronto para a implementação, dependendo apenas da viabilização de recursos para a execução da obra. Através dessa decisão poderemos executar as intenções de cooperação Codesul/Crecenea-Litoral”, afirmou Foriani Jr. De acordo com a companhia, as adequações de tubulações do lado argentino já foram feitas e o próximo passo será uma reunião com representantes da Província de Misiones, Argentina, para acertar formas de viabilidade de cooperação técnica e econômica.
A Engenheira de Projetos Especiais da Sanepar Mônica Tabor Druszcz afirmou que num primeiro momento a companhia buscará uma fonte de recursos para viabilizar a elaboração do projeto básico de engenharia e executivo para o sistema de esgotamento sanitário das localidades. “Após a definição de recursos a Sanepar manterá contato com o Escritório Codesul/SC”, explicou.
Codesul/PR discute Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado
Plano permitirá a implantação de sistema integrado de abastecimento de água para os municípios Dionísio Cerqueira/SC ), Barracão/PR , Bom Jesus do Sul/PR e Bernardo de Irigoyen (Misiones/Argentina)
Publicação
11/04/2008 - 18:12
11/04/2008 - 18:12
Editoria