Codesul promove seminário para internacionalização de empresas

Evento ocorrerá no dia 29 (quarta-feira) no Canal da Música, em Curitiba
Publicação
10/03/2010 - 15:00
Representantes de empresas, acadêmicos e o setor público poderão participar de um seminário para promover a internacionalização das empresas brasileiras. O evento ocorrerá no dia 29 de março (quarta-feira) no Canal da Música, em Curitiba, e está sendo promovido pelo Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Durante o encontro será apresentada a posição do Governo Federal sobre o tema e divulgados os seus programas para estimular a internacionalização das empresas. O setor público também vai ouvir opiniões e propostas do setor privado para aumentar o comércio exterior, especialmente nos quatro Estados do Codesul (Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul).
Entre os participantes que já confirmaram presença, estão o secretário nacional de comércio exterior do ministério, Welber Barral; o diretor-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Airton Pissetti; e o gerente de comércio exterior do Banco do Brasil no Paraná, Paulo Nóbrega; entre outros. O auditório do Canal da Música é para cerca de 100 pessoas e o credenciamento poderá ser feito no local, na data do encontro.
Na proposta de organização do seminário, está a formação de um grupo de trabalho sobre o tema, e o debate das pautas deste grupo. Os setores econômicos tidos como prioritários no comércio exterior foram divididos em grupos, de acordo com sues programas em andamento. Entre as áreas em que o Brasil precisa manter e consolidar liderança, esta a siderurgia, bioetanol e aeronáutica. As áreas com programas para aumentar competitividade são as de automotores, têxtil, perfumaria e cosméticos, agroindústrias, entre outros. Os setores com programas mobilizadores e estratégicos são saúde, energia nuclear, nanotecnologia, tecnologia da informação, defesa e biotecnologia.