Empresários da Cidade Industrial de Curitiba vão conhecer as oportunidades de investimentos no Paraguai. A apresentação foi marcada para 3 de setembro e definida, nesta quinta-feira (6), durante reunião entre o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) e o Ministério de Indústria e Comércio do país vizinho.
O secretário-executivo do Codesul, Santiago Martín Gallo, e o vice-ministro de Comércio, Agustín Perdomo, acompanhado da cônsul-geral do Paraguai em Curitiba, Lurdes Maria Bogado, e de outros representantes do governo paraguaio definiram atividades para a integração.
Foi assinado protocolo de entendimento e cooperação para apoiar ações de integração dos estados-membros do Codesul. “Também haverá a retomada dos trabalhos da Câmara de Comércio Brasil-Paraguai para facilitar as informações sobre investimentos no Paraguai. Dessa forma, o Paraná se torna porta de entrada para uma colaboração com aquele país, nesta nova etapa, com o presidente Fernando Lugo”, explica Martín Gallo.
O diretor-administrativo do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE, Airton Pissetti, lembra que os esforços devem ser feitos para ajudar nessa integração seguindo a política do governador Roberto Requião, que atualmente é o presidente do Codesul. “O que vem sendo feito há bastante tempo pelo Governo do Paraná vai avançar agora em relação ao Paraguai.”
Outro passo importante, segundo o secretário-executivo do Codesul, será a visita de empresários paraguaio a Santa Catarina. A oportunidade surgiu com a presença do diretor-financeiro do BRDE, Renato de Mello Vianna. O diretor sugeriu a visita às empresas têxteis e de cristais. “Santa Catarina e o Paraguai tem ligação pelo turismo, com as famílias que visitam as praias, e podemos aprofundar esse vínculo”, comenta Vianna.
DESCONHECIMENTO – Para Celso Gusso, presidente da Câmara de Comércio Brasil-Paraguai, os empresários brasileiros e paraguaios desconhecem os acordos do Mercosul, que oferecem oportunidades de investimentos. Segundo ele, a Câmara será um veículo de comunicação para que os empresários conheçam os acordos e façam negócios.
O vice-ministro de Comércio, Agustín Perdomo, reforça que os empresários devem ter tranquilidade em investir em seu país. “Com esta assinatura, Paraná e Paraguai abrem oportunidades de integração e os empresários podem ficar tranquilos porque os investimentos no Paraguai são seguros”, explica Agustín Perdomo.
Codesul e Paraguai preparam encontros de negócios entre empresários
Trabalhos da Câmara de Comércio Brasil-Paraguai serão retomados para divulgar oportunidades de investimento
Publicação
06/08/2009 - 15:14
06/08/2009 - 15:14
Editoria