O Codesul/PR (Conselho Regional de Desenvolvimento e Integração Sul) abriu as inscrições para a missão empresarial do III Encontro de Representantes de Comércio Exterior da Argentina, que será realizado na província de Salta, Argentina, entre 27 e 29 de maio. O evento reunirá empresas de todas as províncias daquele país. “É uma oportunidade única. Em apenas um dia, os empresários brasileiros poderão prospectar negócios com toda a Argentina”, afirmou o secretário do Codesul/PR, Santiago Martin Gallo.
É a primeira vez que o Paraná participa do encontro anual das províncias, que está em sua terceira edição. A província de Salta fretou um avião, que sairá do Aeroporto Afonso Pena, para levar os brasileiros ao evento. Empresários dos Estados do Codesul (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul) e São Paulo podem se inscrever no Codesul/PR. As vagas são limitadas a 70 participantes, custam US$ 400, e incluem passagem aérea, hospedagem, transporte local e dois almoços. “É um preço no qual, hoje, mal se paga uma passagem para Buenos Aires”, lembrou Santiago Gallo.
Participarão do evento a Secretaria de Indústria e Comércio do Paraná, a Câmara de Comércio Brasil-Argentina do Paraná, a Associação Comercial do Paraná e a Federação da Industria do Paraná (Fiep), parceira do Codesul, que começou, nesta quarta-feira (06), a divulgar o evento aos empresários locais. “É uma ótima oportunidade para realizar ou prospectar negócios, são mercados interessantes, próximos, e o custo dessa viagem será muito barato”, destacou a coordenadora do Centro Internacional de Negócios (CIN), da Fiep, Janet Castanha Pacheco.
NEGÓCIOS - As províncias argentinas têm interesse em comprar máquinas no setor de alimentos, florestal, de plástico, aeronáutico e de mineração, além de serviços em mineração, software e meio ambiente. Na área de importação, os argentinos procuram distribuidores brasileiros que possam comercializar alimentos, bebidas sem álcool, artesanato e no setor gourmet, além de agências de viagens.
Os setores de turismo e de alimentos são os grandes destaques da província de Salta. No turismo, a província busca agências brasileiras interessadas em vender o destino Salta, já que foi recém-inaugurado um vôo Salta-Porto Iguazu, na fronteira de Foz do Iguaçu, e o objetivo é tornar o Paraná porta de entrada para a região do norte argentino. “Antes, essa rota teria que passar por Buenos Aires. O norte é a região de melhor destino turístico daquele país, no entanto ainda pouco conhecido”, afirma Santiago.
ACORDO - Santiago Gallo destacou que a participação paranaense só ocorre devido ao acordo assinado, em março deste ano, entre Paraná e Salta. “Nessa quarta-feira (06), o secretário argentino da Agricultura está no Paraná, em busca de tecnologia agrícola, e sábado (09), será inaugurada a Ruta del Vino, no Salão Paranaense de Turismo”, afirmou.
O encontro, lembra Santiago, não terá cunho unicamente privado, já que contará com boa participação dos setores públicos. “Eles tem, por exemplo, grande interesse em realizar contatos com as secretarias estaduais paranaenses, já que somos vistos como centro de excelência em agricultura, políticas sociais e relações exteriores”, lembrou.
INSCRIÇÕES – As inscrições para a missão empresarial devem ser feitas, mediante preenchimento de ficha de inscrição, até 22 de maio (sexta-feira) através do Codesul/PR, no telefone (41) 3219-8131. O pacote custa US$ 400,00 e inclui transporte aéreo, hospedagem no hotel Sheraton Salta, transfer Aeroporto/Hotel/Centro de Convenções nos dois dias do encontro e dois almoços. Mais informações e ficha de inscrição nos arquivos anexos.
Codesul abre inscrições para missão empresarial à Argentina
Província de Salta fretou avião para levar empresários brasileiros
Publicação
06/05/2009 - 15:00
06/05/2009 - 15:00
Editoria