Codapar compra máquinas para adequar estradas rurais

Foram adquiridas duas escavadeiras hidráulicas e uma motoniveladora - por meio de registros de preços por pregão eletrônico realizado pelo Estado
Publicação
31/08/2010 - 15:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), empresa vinculada à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), investiu quase R$ 1 milhão na compra de máquinas pesadas que serão utilizadas para acelerar as obras de abertura, adequação e melhorias de estradas rurais no Paraná. Foram adquiridas duas escavadeiras hidráulicas e uma motoniveladora - por meio de registros de preços por pregão eletrônico realizado pelo Estado, que permitiram a aquisição das máquinas por um preço bem inferior ao praticado pelo mercado.
Essa renovação das máquinas é importante para a Codapar contribuir com o desenvolvimento rural no Estado. “Temos experiência e conhecimento em adequação de estradas rurais e conservação de solos que não podem ser desperdiçados”, disse o presidente da empresa Janio Dalla Costa. Segundo ele, desde 1998 a Codapar não renovava seu parque de máquinas e muitas delas encontram-se tecnologicamente defasadas.
A Codapar tem concentrado seus serviços em obras de abertura, adequação e melhorias de estradas rurais através de suas patrulhas mecanizadas. No momento, a Codapar está executando 310 quilômetros de adequação e melhorias de estradas rurais, sendo 266 quilômetros em atendimento a projetos de melhorias em estradas rurais e 44 quilômetros em assentamentos do Programa Nacional de Crédito Fundiário.
Recentemente a Codapar concluiu obras de abertura e adequação de estradas nos dois maiores assentamentos rurais do Estado: o PA 8 de Abril, no município de Jardim Alegre, e o PA Celso Furtado, no município de Quedas do Iguaçu. Entre os dois assentamentos, foram abertas e adequadas mais de 360 quilômetros de estradas rurais, resultado de convênios firmados com o Governo Federal através do Incra.
Segundo Dalla Costa, os investimentos permitirão um atendimento mais adequado e econômico visto que os equipamentos atuais dispõem de recursos tecnológicos mais modernos que facilitam e agilizam suas operações.

GALERIA DE IMAGENS