A Primeira Circunscrição Regional de Trânsito (1.ª Ciretran), em Curitiba, recebeu nesta semana a certificação ISO 9001. A certificação é concedida depois de dois anos da implementação dos primeiros procedimentos da ISO 9001. A 1.ª Ciretran abrange os postos de atendimento do Detran/PR na capital (Tarumã, Centro e Hauer) e também o posto de atendimento de Colombo na Região Metropolitana.
A ISO 9001 orienta empresas na gestão da qualidade e na padronização de seus serviços prestados. Para receber a certificação, a empresa tem que comprovar, mediante auditoria, que a busca da qualidade está presente em suas ações e apresentar planos e projetos que visem à melhoria de procedimentos. A política de qualidade adotada pela 1.ª Ciretran foca suas ações na busca da satisfação e bom atendimento dos clientes, tanto internos (os próprios funcionários) quanto externos (os usuários do departamento).
Durante o período de implementação da ISO 9001, os funcionários passaram por reuniões e cursos que apresentaram a política de qualidade a ser adotada pelo órgão e como seria à aplicação das normas de gestão da qualidade referentes à certificação. Também foram traçadas as metas e ações a serem praticadas em busca da melhoria no atendimento. Neste período, realizaram-se pesquisas de satisfação dos clientes com relação aos serviços prestados pela 1.ª Ciretran. Com os resultados das pesquisas foi possível determinar os pontos falhos e quais as ações a serem realizadas para solucioná-los.
“É importante lembrar que a ISO não é um procedimento com início, meio e fim. Ou seja, a busca por melhorias em nossos serviços será constante. Quando o cliente estiver satisfeito com o serviço prestado pelo Detran, significa que precisamos planejar e traçar outros objetivos para que ele sempre se surpreenda e encontre, ao voltar, um atendimento em contínua melhoria”, afirma o coronel David Antônio Pancotti, diretor do Detran/PR.
Essa permanente busca por melhorias faz parte das normas ISO com relação à qualidade, por isso a 1.ª Ciretran tem o prazo de 24 meses para continuar a implementar projetos que visem melhorar o atendimento, além de apresentar planos de soluções e buscar corrigir os procedimentos que não se encontram em conformidade com a política de gestão de qualidade. Ao fim desse prazo será realizada nova auditoria, e será feita a avaliação das melhorias, e se houver ainda não conformidades, o órgão precisará apresentar os planos já elaborados para resolver os problemas.
Segundo Pacontti, a certificação ISO 9001 para a 1.ª Ciretran é apenas o início do projeto de implementar a gestão de qualidade em toda a autarquia. “Depois de consolidada em Curitiba, pretendemos implementar gradativamente nos demais setores a política de gestão de qualidade ISO 9001. Até porque ela prevê a padronização dos procedimentos, por isso o restante do departamento também faz parte do projeto.”