Independência tecnológica, confiança, segurança, evolução permanente, codificação auditável, protocolos confiáveis, sistemas robustos e escaláveis, ampla rede de suporte técnico, interoperabilidade, personalização e racionalização de custos. As vantagens e os desafios do software livre, os programas de computador de código aberto e as soluções desenvolvidas pelo Governo do Estado através da Celepar – Informática do Paraná estarão em discussão em mais uma etapa do Circuito Paraná de Software Livre, a partir desta sexta-feira (22) em Maringá.
O evento reunirá estudantes, professores, profissionais do setor de tecnologia da informação, prefeituras e empresários no campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Além das soluções desenvolvidas para o Governo do Estado, as palestras e oficinas apresentam os casos de uso de entidades públicas e privadas das regiões que sediam o Circuito.
A palestra Software Livre no Governo do Paraná será do assessor de Planejamento e coordenador do Projeto de Software Livre da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), Fabiano Parizotto Mormul. Ele falará às 19h, no auditório Ney Marques da UEM.
No caso de Maringá, uma das palestras que mais vem chamando a atenção é a do técnico da Celepar e estudante da UEM Lucas Mazzardo, cujo projeto de criação de uma ferramenta integrada de farejadores de rede, um analisador leve de tráfego e um conjunto de ações para melhorar a utilização dos recursos computacionais, foi classificado para o Google Summer of Code, evento internacional de estímulo ao software livre, que oferece a estudantes do mundo todo a oportunidade de mostrarem seus trabalhos.
Outras soluções em software livre de correio eletrônico, banco de dados, construção de portais web, instalação de sistema operacional e pacote para escritórios e migração para Linux, fazem parte da grade de palestras.
A abertura oficial do Circuito, com a presença de autoridades e líderes regionais, será às 19h, no auditório Ney Marques, do campus universitário da UEM. Promovido pela Celepar, o Circuito Paraná conta com o apoio das Secretarias de Assuntos Estratégicos (Seae) e Ciências, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com a Prefeitura Municipal e Universidade Estadual de Maringá.
Box – Alunos apresentam trabalhos no Circuito Paraná de Software Livre
Dois alunos da UEM vão explicar seus projetos aprovados pelo Google, no sábado, às 9h, no bloco 13. Lucas Mazzardo Veloso, 5.º ano de bacharelo em Informática, e Guilherme de Pólo, 1.º ano de Ciência da Computação, vão receber US$ 4,5 mil cada para desenvolver programas, cujos códigos devem ser entregues até 20 de agosto.
O trabalho de Veloso será na área de Ubuntu – segurança de rede, e o de Pólo, na área da Umit - interface gráfica para uma ferramenta de auditoria de rede. Veloso, que é técnico da Celepar, explica que seu projeto conta com monitor de carga de rede para exposição de mais informações aliado a uma ferramenta integrada que combine um farejador prático, um analisador leve de tráfego e um conjunto de ações para melhorar a utilização dos recursos computacionais durante a conexão.
Veloso e Pólo foram selecionados entre mais de 6,2 mil inscritos no programa Google Summer of Code, evento internacional de estímulo ao software livre voltado para alunos de todo mundo. Em 2005, o Google investiu U$ 3 milhões para patrocinar 630 projetos de estudantes em 90 países, com ajuda de mais de 100 organizações mentoras.
Serviço:
Circuito Paraná de Software Livre
Etapa Regional de Maringá
Dias 22 e 23 de Junho de 2007
Dia 22 - Sexta-Feira: Abertura Oficial
Horário: 19h00
Local: Auditório Ney Marques (campus da UEM – Av. Colombo, 590)
Dia 23 – Sábado
Palestras e oficinas
Horário: a partir das 9h00
Local: campus da UEM
Informações e inscrições: www.circuito.pr.gov.br