Circuito de capacitação mobiliza 12 mil servidores em todo Paraná

Evento percorreu 20 cidades e mobilizou funcionários de órgãos estaduais da capital, interior e litoral
11/06/2010 - 17:50

A edição 2010 do Encontro Paranaense de Servidores Públicos Estaduais se encerrou nesta semana com as etapas de Paranaguá e Curitiba. Ao todo, o evento percorreu 20 cidades e mobilizou cerca de 12 mil funcionários de órgãos estaduais da capital, interior e litoral.
Entre outras atividades, o circuito levou aos trabalhadores a palestra “Servidor público e educação continuada: desafios, avanços e possibilidades”. Ministrada por diferentes consultores, em linhas gerais a palestra buscou apresentar aos participantes a conjuntura atual da administração pública, especialmente no que se refere à capacitação dos quadros.
Demonstrar a importância de se buscar o aperfeiçoamento contínuo foi a tônica da palestra. Para a secretária da Administração e da Previdência, Maria Marta Lunardon, que participou de praticamente todas as etapas, o objetivo da mobilização e a expectativa da organização do circuito foram alcançados.
REDE - Coordenado pela Escola de Governo (órgão que promove eventos de capacitação do funcionalismo vinculado à Secretaria da Administração) em conjunto com a Sanepar, o Encontro de Servidores reuniu funcionários dos mais diversos quadros, cargos e funções. Teve a parceria também dos núcleos locais dos órgãos estaduais, que formam a Rede de Governo.
“O servidor público cumpre a função de mandatário da vontade, dos anseios, da necessidade da população. A capacitação em rede, integrada, e principalmente contínua é fundamental para se exercer essa função”, assinala a secretária Maria Marta.
Para a coordenadora Rosimeiry Mostachio, da Escola de Governo, eventos regionais revelam especificidades e permitem um intercâmbio de conhecimentos importante para a qualificação profissional. “O objetivo é estimular a formação de competências múltiplas”, ressalta.
O Encontro de Servidores teve em 2010 sua segunda edição. A primeira, ano passado, também contou com 20 etapas. Reflexões sobre o papel do servidor na prestação dos serviços inerentes ao Estado foi a temática central da edição passada do evento.