Circuito de capacitação integrada chega a servidores estaduais de mais três cidades

26/04/2010 - 15:40

Nesta semana será a vez dos funcionários de órgãos do Governo do Paraná em Ivaiporã, Guarapuava e Ponta Grossa participarem da edição 2010 do Encontro Paranaense de Servidores Públicos Estaduais. O circuito, que neste ano já percorreu seis cidades do interior, leva palestras e atividades culturais com o objetivo de promover capacitação integrada (uma vez que participam integrantes de todos os quadros e cargos) e a valorização pessoal dos trabalhadores do serviço público.
De cada uma das etapas desta semana deverão participar pelo menos 500 pessoas. Em Ivaiporã, o evento será nesta quarta-feira (28), e terá abertura feita pela secretária da Administração e da Previdência, Maria Marta Lunardon. Em Guarapuava o encontro será na quinta (29) e, em Ponta Grossa, na sexta (30). Em todas elas a programação tem início às 13h30. “É a oportunidade que os servidores têm para refletir sobre suas atividades, seu papel; trocar experiências com colegas de outras áreas; enfim, ampliar o conhecimento de mundo”, destaca Maria Marta.
EM IRATI - Na semana passada, o Encontro de Servidores Estaduais desembarcou em Irati. Cerca de 500 pessoas assistiram a duas palestras – uma em que a política de capacitação dos quadros do Governo do Paraná foi explanada aos funcionários e outra em que se abordou a importância, para crescimento profissional e pessoal, de continuamente se integrar a cursos e outros eventos. O coordenador da Rede de Governo na região, Róbson Miguel Camargo, considerou o evento em Irati bastante produtivo.
“A presença foi significativa”, avaliou o coordenador. O que, de acordo com suas palavras, foi “entusiasmante”. “Oportunizar o aprimoramento funcional sem a correspondente vontade de quem personifica essa condição seria inútil. Daí que nossas presenças aqui se revestem de valor técnico e humano que transcendem a uma determinação hierárquica; vão além do cumprimento formal de uma obrigação”, declarou Camargo.
ENGAJAMENTO - Para ele, o engajamento dos servidores dos órgãos da região de Irati demonstra “estadismo” de parte dos que puderam participar. “É a tradução concreta de que vivemos um momento significativo de construção de uma identidade governamental funcional. Entre a intenção e o gesto existe uma atitude individual que, por ser intransferível, confere a cada participante um valor que expressa não o desejo de um governo, mas a correspondência a uma atitude de estadismo. Cumprir tarefa é obrigação; construir-se melhor é missão.”
O II Encontro Paranaense de Servidores Públicos Estaduais se estenderá até junho e alcançará um total de 20 cidades. Tem coordenação geral da Escola de Governo, vinculada à Secretaria da Administração e da Previdência, e da Sanepar. Em cada etapa, há atuação em conjunto com o respectivo coordenador regional da Rede de Governo (que reúne os representantes dos locais das secretarias, autarquias e estatais). Mais informações podem ser conferidas em www.escoladegoverno.pr.gov.br.
BOX
Locais dos encontros desta semana
Ivaiporã
Quarta-feira, dia 28, às 13h30