Aberto nesta sexta-feira (18) em Paranaguá mais uma etapa do Circuito Paraná de Softaware Livre, promovido pela Celepar, companhia de informática do governo do Paraná. Com mais de 400 inscritos, a abertura do evento foi feita pelo presidente Marcos Mazoni na Câmara Municipal.
Mazoni fez a palestra inaugural com a apresentação dos principais dados sobre o uso e o desenvolvimento do software livre no Governo do Paraná. “Somente com licenças, o Paraná já economizou, graças ao software livre, mais de R$ 147 milhões”, destacou.
O evento é realizado em conjunto em conjunto com as Secretarias de Assuntos Estratégicos e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em parceria com a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar).
Neste sábado, a partir das 9 horas, na Fafipar, acontecem as palestras e oficinas sobre sistemas e aplicativos em software livre, com destaque para o gerenciador de portais web XOOPS (eXtensible Oriented Objetc Portal Systems); Plataforma Paraná de Desenvolvimento de Sistemas; Expresso - sistema de correio eletrônico, catálago, agenda e gerenciador de fluxo de serviços; BrOffice - editor de texto, planilhas, apresentações e desenho; Telecentros Paranavegar - Programa de Inclusão Digital do Governo do Paraná; Software Livre na Educação – Programa Dia-a-Dia Educação; Migração para Software Livre; Geoprocessamento na Polícia Militar do Paraná – Dique 190; Case da Polícia Militar do Paraná; Telefonia IP; Aplicações em Banco de Dados Postgres; Segurança em Software Livre e Governo Eletrônico do Paraná.
O evento é aberto para estudantes, professores, funcionários públicos e profissionais e empresários do setor de tecnologia da informação. Os interessados ainda podem fazer inscrições até o início das palestras no sábado pela manhã no local do evento.
Segundo Marcos Mazoni, o software livre abriu portas para o programa Paraná Digital, com a instalação de laboratórios de informática em todas as escolas públicas, além de uma centena de telecentros Paranavegar espalhados nas cidades de menor IDH, dando acesso à internet onde, sem a presença do Estado, a ferramenta demoraria anos para lá chegar.
O Expresso, correio eletrônico corporativo que o Governo do Paraná utiliza viabilizou o aumento de 10 mil para 75 mil contas de e-mails para os servidores públicos. “Usamos a filosofia do software livre para criar o portal Dia-a-Dia da Educação, solução que compartilhamos com os estados de Santa Catarina e Sergipe”, disse ainda o presidente da Celepar. O Expresso, acrescentou, deverá ser adotado, em breve, por vários órgãos do Governo Federal, como Dataprev e Caixa Econômica Federal.