Tudo preparado para abertura do maior evento da agropecuária nacional em uma propriedade rural particular, inclusive pela expectativa climática de tempo ensolarado, que potencializará o sucesso de participação superior a 5 mil visitantes. A 12a edição da Expotécnica será realizada nos dias 4 e 5, no Sítio São José, de Cláudio D´Agostini, na comunidade do Km 21, município de Sabáudia, Norte do Paraná.
Promovida pelo Governo do Paraná, através da Secretariaria da Agricultura, Emater, Programa Paraná 12 Meses, Iapar, Embrapa, Cooperativa Agroindustrial Corol e Prefeitura de Sabáudia, com apoio da Fundação Meridional, a Expotécnica contempla a exposição estática de máquinas, implementos e serviços rurais, vitrine de tecnologia e dinâmica de campo.
Participam desta edição, nos sete hectares de área, 120 expositores, com mais de 200 profissionais trabalhando no atendimento técnico monitorado do público visitante. O acesso ao público é gratuito, com programação técnica repetida nos dois dias, no horário das 8:00h às 16:00h, podendo inclusive almoçar por conta própria no restaurante montado no local.
Na solenidade oficial de abertura, marcada para 10:00h do dia 4, estarão presentes o governador Roberto Requião, vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti, do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, Waldir Pugliesi, dos Transportes, dentre outras autoridades e lideranças que compõem os municípios de abrangência da Amepar e Amuvi.
Em comemoração aos 50 da Emater-Paraná, a unidade regional de Apucarana estará prestando homenagens às entidades parceiras e aos produtores rurais que participaram da consolidação dos principais programas e projetos da extensão rural oficial dos 13 municípios que integram a região.
Atrativos - A 12a edição é a superação de todas as anteriores, assegura zootecnista Carlos Eduardo Vercesi, gerente regional da Emater de Apucarana, ao destacar que no local está montada uma verdadeira universidade rural à céu aberto. “O visitante interessado em conhecimento prático, negócio e tecnologia avançada, terá na Expotécnica essa oportunidade”, garante.
A evolução promocional da Expotécnica é confirmada pela participação de 18 novas empresas expositoras, trazendo novidades com máquinas e equipamentos para a agricultura familiar. Inclusive a diversificação agrícola estará presente com a entrada de unidades didáticas expositivas de stévia e avestruz. Está previsto o lançamento nacional de plantadeiras e tratores.
O elenco expositivo e dinâmico é grande, lembra o extensionista municipal de Sabáudia, técnico agrícola Marcelo Franzin. No leite, a novidade é a alimentação animal. “O público conhecerá e degustará o puro café arábica do Programa Café Qualidade Paraná e acompanhará as práticas de beneficiamento”, disse.
Haverá exposição de mudas de árvores recomendadas para a produção de madeira e práticas de tratamento de palanques. Na estufa de hortaliças, estão as espécies recomendadas para a região Norte, além da produção no sistema orgânico. A fruticultura apresenta novas variedades de banana e morango.
Para fundamentar a importância do manejo dos solos, já que o município é exemplo na adoção do plantio direto, com 100% da área cultivada decorrente da própria Expotécnica, desde a sua primeira edição em 1994, a vitrine tecnológica apresenta o simulador de chuva e seus efeitos em solos cobertos e descobertos; o caminhão demonstração dos principais sistemas de irrigação, do gotejamento a aspersão, e, trincheira de observação do perfil do solo e das práticas de recuperação e manutenção da fertilidade.
Avançando também na proposta de cultivos de inverno serão apresentadas espécies alternativas de cobertura de solo, como componente tecnológico do sistema de rotação de culturas, para compor e alternar as áreas de trigo, como nabo forrageiro, aveias, tremoço, ervilha e ervilhaca. No manejo das doenças do trigo, o foco é voltado ao monitoramento das aplicações de fungicidas, dando prioridade na qualidade das aplicações, baseadas nas orientações da Campanha Acerte o Alvo e Projeto Grãos.
O projeto Biodiesel - Paraná ganha destaque na Expotécnica, lembra Franzin, pela apresentação das principais culturas como girassol, mamona e nabo, e também contemplar a demonstração de máquinas e equipamentos que entrarão na dinâmica de campo, “onde todos os tratores serão movidos com esse combustível”.
Cinco mil pessoas são esperadas para abertura da Expotécnica de Sabáudia
Feira, com seus 120 expositores, é o maior evento da agropecuária nacional em uma propriedade rural particular
Publicação
31/07/2005 - 06:00
31/07/2005 - 06:00
Editoria