Ciclo de palestras marca os 120 anos da República, no Paraná

Encontros serão feitos na Biblioteca Pública, às 17h, de terça a quinta-feira (10 a 12)
09/11/2009 - 13:42
Ciclo de debates e estudos do Programa Comemorativo dos 120 anos da República, no Estado do Paraná será realizado a partir desta terça-feira (10), no Auditório Paul Garfunkel, da Biblioteca Pública do Paraná. A programação segue até quinta-feira (12), sempre às 17h. A entrada é grátis. A secretária Vera Mussi, fará a abertura oficial, e o jornalista Rafael de Lala, presidente da Associação Paranaense de Imprensa, vai dirigir os trabalhos. A primeira conferência será às 17h30, sobre o “Movimento Republicano – das origens à proclamação”, com o professor Ricardo Costa de Oliveira. O mediador será o também professor Hélio Puglieli, e o secretário municipal do Trabalho, Jorge Bernardi, também participa da mesa. DISCUSSÕES – Na quarta-feira (11), o professor Marcos Boeira vai falar sobre “Evolução da república brasileira até os dias atuais”. Os trabalhos serão dirigidos por Veiga Lopes e mediação do vereador Caíque Ferrante, o advogado Miguel Kfouri Neto e a professora Karla Lisandra Gobo, participam da discussão. No último dia do ciclo de debates, quinta-feira (12), o professor Ernani Costa Straube vai discorrer sobre a “Bandeira do Brasil – antecedentes históricos e simbolismo”. José Carlos Portela será o presidente de mesa e o general Chuquer e a professora Clotilde Germiniani, os mediadores. Ao final, a partir das 17h30, haverá mesa redonda sobre “A Constituição de 1988 e a consolidação das instituições republicanas”, com Carlos Luiz Strapazzon. Luis Carlos Mehl dirigirá os trabalhos sob mediação dos professores Estefano Ulandowski, Veiga Lopes, Mozart França e Carmen Lucia Rigoni.