Integrado aos municípios paranaense que sofrem prejuízos na produção agropecuária pela presença de formigas cortadeiras, Cianorte coloca em prática nesta sexta-feira (12) a capacitação de técnicos e produtores rurais para a convivência controlada da praga. Com apoio do governo estadual, através da Emater, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura, e Prefeitura Municipal, o município realiza na propriedade de Daniel Epifânio uma Tarde de Campo, para cerca de 200 agricultores de Cianorte, Tapejara, São Tomé, Jussara, São Manoel do Paraná, Rondon e Cidade Gaúcha.
A programação contempla práticas como o uso de termonebulizador e de iscas formicidas, avaliação do sauveiro e danos causados, além da legislação ambiental atual de combate da praga e do uso correto dos agrotóxicos utilizados no controle das formigas cortadeiras.
O engenheiro agrônomo Anízio Menarim Filho, da Emater local, revelou que de 1/3 das 1,4 mil propriedades rurais de Cianorte sofre com o ataque da saúva parda, espécie Atta capiguara. A preocupação da comissão organizadora da Tarde de Campo é com esse elevado índice de presença da praga, visto que o solo do município é arenoso e a ocupação produtiva é pecuária intensiva de corte, com pastagens degradadas, e mandioca.
Nas áreas onde entrou soja, há quatro anos, pelo Projeto Integração Pecuária e Agricultura, o risco é menor graças aos procedimentos conservacionistas do solo. “Porém a aproximação da época de revoada das fêmeas iças com os machos bitus para o vôo nupcial, que ocorre a partir de setembro, pode resultar o nascimento de milhares de novos sauveiros, ampliando o prejuízo na produção rural”, assegura Menarim.
No início do mês, Cianorte sediou uma reunião com os prefeitos da microrregião, quando ficou fortalecido o propósito dos municípios vizinhos em participar do controle da formiga cortadeira nesta época que antecede a revoada. Está previsto que, depois da Tarde de Campo, os técnicos estarão elaborando planos locais para integrar ações, inclusive formatando projetos para captação de recursos federais a serem utilizados na estruturação das estratégias de controle da praga.
Fotos
59 – A saúva parda é a espécie presente nas propriedades rurais de Cianorte
77 - Um sauveiro adulto é capaz de consumir 2,5 kg de forragem por dia.
EMATER-Paraná
Mais informações Anízio (44) 3629-5911
Assessoria Regional de Comunicação e Marketing
Texto e foto - Jornalista Sérgio Henrique Schmitt (43)3341-1411
Londrina, 11 de agosto de 2005
Cianorte inicia combate a formiga cortadeira
Reunião técnica nesta sexta-feira (12) contará ainda com agricultores de Tapejara, São Tomé, Jussara, Rondon, São Manoel do Paraná e Cidade Gaúcha
Publicação
11/08/2005 - 17:03
11/08/2005 - 17:03
Editoria