China quer investir na Ferrosul e vê possibilidade de financiamento

Chineses podem oferecer financiamentos e tecnologias de transporte ferroviário urbano, de passageiros e de cargas
Publicação
11/05/2010 - 17:30
Editoria

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O presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, juntamente com o presidente da Trensurb (Trens Urbanos de Porto Alegre), Marco Arildo Prates, reuniu-se no Ministério das Cidades, em Brasília, com um grupo de executivos da China CNR Corporation, vinculada ao Ministério das Ferrovias da China. Os chineses estão interessados em estreitar relações com empresas brasileiras do setor ferroviário, como a Ferroeste/Ferrosul e a Trensurb.
“Os projetos ferroviários da Ferrosul contemplam três mil quilômetros de novas e modernas linhas de alta capacidade”, explica o presidente da Ferroeste, “que integrarão a maior fronteira agrícola do mundo a hidrovias, rodovias e portos do Cone Sul da América”. Segundo Samuel Gomes, “a Ferrosul é, no seu conjunto, o projeto de infraestrutura de transporte mais viável da América Latina. O interesse internacional em relação à Ferrosul é crescente. Estamos, felizmente, com fila na porta para o estabelecimento de parcerias”.
O encontro com os chineses, segundo o presidente da Trensurb, empresa do governo federal, também teve como objetivo “conhecer os sistemas de trens e metrôs da China, estreitar relações e sondar a obtenção de financiamentos e tecnologias de transporte ferroviário urbano, de passageiros e de cargas”. A mediação do encontro foi conduzida pelo diretor de Desenvolvimento Institucional e Coordenador da Secretaria Executiva do ConCidades, do Ministério das Cidades, Elcione Diniz Macedo.
Os chineses representam a CNR, uma grande fabricante chinesa de trens, veículos para metrôs e vagões para transporte de carga, explica o presidente da Trensurb. Segundo ele, o encontro também foi importante para checar “o que tem de mais moderno em termos de ferrovia e sistemas ferroviários na China”.
“Além da estatal CNR, que fabrica locomotivas, vagões e sistemas operacionais para transporte ferroviário de cargas e passageiros”, informa o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, “estamos em contato com uma estatal chinesa responsável pela construção de ferrovias, com novas e eficientes tecnologias”.
Gomes acrescenta que “as novas linhas da Ferrosul estão sendo planejadas para a operação compartilhada de cargas e passageiros, como vemos hoje na China, Coréia do Sul, Espanha, Austrália e outros países. Daí a nossa parceria com a Trensurb, empresa do governo federal que opera trens de passageiros na grande Porto Alegre. Juntos vamos fazer retornar o transporte ferroviário de passageiros no Sul do Brasil, sob padrões do século 21, com rapidez, pontualidade, conforto, segurança e com amor à natureza”.
A Trensurb é parceira da Ferroeste no desenvolvimento do modelo dos trens de passageiros no Paraná, o Trem Pé-Vermelho, no eixo Londrina-Maringá (que também abrange os municípios de Ibiporã, Cambé, Rolândia, Arapongas, Apucarana, Cambira, Jandaia do Sul, Mandaguari, Marialva, Sarandi e Paiçandu) e no Rio Grande do Sul (Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Farroupilha e Caxias do Sul).
Pela empresa chinesa CNR participaram da reunião, em Brasília, o vice-presidente Zhao Guangxing, o gerente geral Cul Dianguo, o gerente executivo Chen Dayong, e o chefe de divisão, Yang Jilian.

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