Chilenos conhecem ações de capacitação desenvolvidas pela Escola de Governo

Funcionários da Prefeitura de Talagante participaram de visita à Gerência Executiva da Escola de Governo, vinculada à Secretaria da Administração
18/06/2008 - 18:00
Um grupo de 40 funcionários da Prefeitura de Talagante, na Região Metropolitana de Santiago, capital do Chile, participou nesta quarta-feira (18), em Curitiba, de uma visita técnica à Gerência Executiva da Escola de Governo, instituição vinculada à Secretaria da Administração e responsável por programas de capacitação do funcionalismo estadual. Conhecer de perto as ações do Governo do Paraná na profissionalização do serviço público e estreitar as relações entre paranaenses e chilenos foi o principal motivo do encontro. “Tínhamos obtidos informações, da administração de Melipilla (municipalidade vizinha à Talagante), sobre a capacitação dos servidores do Paraná. Ficamos entusiasmados em conhecer essas experiências, as ferramentas técnicas utilizadas”, explicou o conselheiro Sérgio Marcondes Azocar, que desempenha funções similares às de um vice-prefeito. O conselheiro Rafael Caldeirón Olivares ressaltou que a existência de uma Escola de Governo voltada à qualificação profissional de servidores públicos é uma iniciativa “extraordinária”. E que, mesmo levando em conta as distintas realidades entre a estrutura como a de um Estado brasileiro e a de uma municipalidade de pequeno porte como Talagante, há muitas iniciativas que podem ser compartilhadas. Calderón disse perceber nas ações da Escola de Governo paranaense um comprometimento grande com o bem público. Conforme as palavras dele, é um trabalho desenvolvido com “amor”. “E com amor se vai muito mais longe do que só com a técnica”, afirmou. Calderón, Azocar e toda a comitiva chilena percorreram mais de 3 mil quilômetros, de ônibus, de Talagante a Curitiba, numa viagem de três dias. Nesta quinta-feira (19), partem para intercâmbios em São Paulo e no Rio de Janeiro. INTEGRAÇÃO SUL-AMERICANA - Carlos Lima, assessor especial da Governadoria, foi o representante do Governo do Paraná que intermediou a vinda do grupo chileno. Lima fez a abertura da visita técnica, durante a manhã desta quarta-feira (18) e salientou que faz parte da política de relações internacionais do Paraná uma aproximação cada vez mais estreita com as nações da América Latina. “O Chile é um dos nossos países irmãos. É uma honra, um privilégio receber vocês”, disse. Lima falou sobre a prioridade dada pelo Governo do Paraná aos mais pobres, aos camponeses, aos municípios menores e mais carentes de recursos: “Estamos implementando políticas públicas permanentes, servindo a quem mais precisa do Estado: a população mais pobre”. A diretora de Recursos Humanos, da Secretaria da Administração, Sônia Schober, e a gerente da Escola de Governo, Marli Pasqualin, de manhã; e os coordenadores de todos os programas de capacitação, à tarde, apresentaram à comitiva de Talagante detalhes das ações voltadas à profissionalização do funcionalismo. As equipes da Escola de Governo explicaram o funcionamento e os resultados dos programas de Escolarização do Servidor, de Desenvolvimento de Competências, de Capacitação para a Educação à Distância, de Pós-Médio Profissionalizante e de Pós-Graduação. Todos oferecidos gratuitamente. Entre as ações mais emblemáticas, Marli Pasqualin citou a formação da Força Verde. Um total de 900 servidores, entre policiais e fiscais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), passaram por curso de capacitação e integração do pessoal da área de meio ambiente. Sônia Schober frisou a complexidade que é lidar com a gestão de recursos humanos num Estado que tem cerca de 240 mil servidores, entre ativos, aposentados e pensionistas, cuja folha de pagamento chega a R$ 6 bilhões. Ela explicou que, desde 2003, o Governo do Paraná tem investido na reestruturação das carreiras do funcionalismo e, com a criação da Escola de Governo, priorizado também a qualificação profissional dos quadros. “É uma política de valorização do nosso servidor, mas não só a valorização dos ‘tops’, dos cargos de níveis estratégicos, de alto escalão. É uma valorização de todos os nossos servidores, de todas as funções e cargos”, reiterou a diretora.