Cerimônia no cais comemora os 75 anos do Porto de Paranaguá

A solenidade realizada nesta quarta-feira (17), no cais do porto, foi marcada pelo lançamento do selo e do carimbo comemorativos pelos Correios, pela entrega de veículos para a renovação da frota e homenagem aos funcionários
Publicação
17/03/2010 - 19:10
Editoria
Autoridades, representantes da comunidade portuária, trabalhadores portuários e outros convidados participaram na manhã desta quarta-feira (17) da solenidade em comemoração aos 75 anos do Porto de Paranaguá. No evento, realizado no cais do porto, relatos emocionados de personalidades que participaram da construção do porto e a presença de embarcações da Marinha do Brasil.
A história do Porto D. Pedro II, como foi inicialmente batizado, remonta ao século XVII. Em 1872, o porto que hoje é um dos maiores complexos portuários do Brasil e da América Latina, era um atracadouro administrado por particulares. Foi apenas no início do século XX, em 1917, que o Governo do Paraná assumiu a administração do porto. No dia 17 de março de 1935 o novo porto de Paranaguá foi inaugurado no local onde está até os dias de hoje.
“Foi o setor produtivo paranaense que financiou a construção do porto. Por isso, o porto é de todos os paranaenses, dos trabalhadores que deixam seu suor nas riquezas importadas e exportadas. É uma comunidade que faz o porto e é esse espírito de comunidade que tem que permanecer. Continuemos defendendo o modelo de porto público que é único no Brasil”, afirmou o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Daniel Lúcio Oliveira de Souza, durante a solenidade.
O ex-superintendente Alfredo Jorge Budant, que permaneceu no cargo durante quase 20 anos, falou sobre sua relação com o porto desde a infância. “Em 1935, com apenas 5 anos, vim com meu pai ver o navio-escola Almirante Saldanha (primeira embarcação a atracar no porto). Nunca imaginaria que estaria hoje aqui com 80 anos. Em todo meu tempo como superintendente conversava e participava ativamente da vida do porto. Eu me orgulho muito de fazer parte dessa história”, destacou.
Carimbo e selo - Durante a solenidade, foram lançados o carimbo comemorativo e o selo personalizado em homenagem aos 75 anos do Porto de Paranaguá. “É uma grande satisfação fazer esta homenagem em nome dos Correios a esta instituição que é referência não só no Brasil, mas também no mundo por seus indicadores”, afirmou o diretor regional dos Correios no Paraná, Itamar Ribeiro.
Também para marcar a data, a Appa preparou uma homenagem aos funcionários, que irão receber uma placa comemorativa aos 75 anos do Porto de Paranaguá. Além disso, na solenidade, a administração da autarquia realizou a entrega da nova frota de veículos do porto composta por 30 carros, quatro ônibus, três caminhões basculantes, um caminhão compactador de lixo e uma retroescavadeira. Os novos veículos irão atender a guarda portuária, além da fiscalização ambiental e áreas operacionais técnicas e administrativas dos portos.
Na ocasião, também foi lançado, em conjunto com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e o Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde, o projeto Força Verde Mirim. A iniciativa tem como objetivo resgatar a cidadania e promover a auto-estima de jovens e crianças. O projeto inicia com 80 estudantes, de 10 a 14 anos, do Colégio Estados Unidos de Paranaguá, e do Colégio Moisés Lupion, de Antonina.
Para marcar a data, navios do Grupamento de Patrulha Naval do Sul estão em exposição no Porto de Paranaguá. As embarcações NPa Babitonga, NPa “Benevente”, RbAM “Tritão” e CV “Imperial Marinheiro”, constituem o Grupo-Tarefa 522.1, que vem realizando exercícios no mar para o aprimoramento das tripulações, atendendo missões de socorro e salvamento, operações de defesa de porto, patrulha e inspeção naval. Desta quinta-feira (18) até o próximo domingo (21), os navios estarão abertos para visitação, das 14 às 18 horas.

GALERIA DE IMAGENS