Os moradores do bairro Itatiaia, em Curitiba, receberam, sábado (18), a 30.ª etapa do Ação Cooperar, promovida pelo governo do Paraná, por meio da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), com apoio do Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar). “O Ação Cooperar leva o governo para onde o povo está e possibilita o acesso das pessoas a serviços públicos. É uma forma de o governo chegar perto das casas das famílias”, explica o presidente da Cohapar, Rafael Greca.
A estimativa da organização do evento é que 3.500 pessoas foram atendidas no Itatiaia. O mutirão de serviços gratuitos e essenciais para o exercício de cidadania já atendeu, em 2007, cerca de 36 mil pessoas. “O Ação Cooperar ajuda as famílias a conquistarem cidadania. O governo do Paraná, comandado por Roberto Requião, é o governo para os mais pobres”, enfatiza Greca.
De acordo com o diretor de Relações Institucionais Comunitárias, João Arruda Júnior, o programa Ação Cooperar é uma oportunidade para aproximar ainda mais a administração pública estadual da população. “O programa é uma oportunidade para quem vive em Curitiba de se comunicar com os representantes dos órgãos do Estado”, enfatiza. “No Ação Cooperar é possível rediscutir projetos, renegociar contas de luz e de água, e saber como se inscrever nos programas sociais”, completa Arruda.
SUCESSO – Para Osvair Tenfen, diretor do Colégio Estadual Protásio Carvalho, onde o evento foi realizado, o trabalho desenvolvido pelo governo, obteve sucesso. “O trabalho que o governo do Estado tem levado à comunidade, principalmente para o Itatiaia, é importantíssimo, porque traz as entidades públicas para perto da comunidade”, afirma.
Na avaliação do presidente da Associação de Moradores e Amigos do Itatiaia (Amai), Agenor Pereira, as iniciativas do governo do Paraná facilitam o acesso da população aos projetos sociais. “O projeto social tem que beneficiar quem mais precisa. São vários serviços ofertados pelo governo do Estado, através da Cohapar, que vem ao encontro das necessidades da comunidade”, diz.
“A maior prova do nosso agradecimento foi dada pelos moradores que vieram e participaram. As senhas para confecção de carteira de identidade e de trabalho, por exemplo, esgotaram logo cedo”, relata.
Para a organizadora do Ação Cooperar, Edicléia Lopes, o objetivo do programa foi atingido. “Com certeza, conseguimos atender todos os pedidos. Foi uma parceria de sucesso entre Cohapar, o Provopar e a Associação de Moradores do Itatiaia”, avalia.
EVENTO – A 30.ª edição do Ação Cooperar foi realizada das 9 às 17 horas. Nesse período, foram oferecidos à comunidade diversos serviços sociais e orientações sobre programas do governo do Paraná, como o da Tarifa Social da Água. Ao todo, foram confeccionadas 200 carteiras de trabalho e outras 200 carteiras de identidade.
O mutirão Cooperar preparou uma série de atividades artísticas e de lazer, como oficina de artes, brincadeiras, peças teatrais, e shows com o grupo Klan Kebradeira, e com a dupla Willian e Renan. Além disso, o Provopar Ação Social fez a doação de brindes que foram sorteados entre os participantes.
Entre as atrações, uma das mais concorridas foi a oficina de robótica. O menino Brayan dos Santos Gutierrez Saldanha, 13 anos, aprendeu a construir um ventilador. “O professor de robótica ensinou que temos que dar valor a tudo, até mesmo àquilo que não parece importante, porque o que não é importante para mim pode fazer a diferença para outra pessoa”, diz.
OPORTUNIDADE – O contador de histórias Hélio Leites, que já participa de eventos sociais do governo do Estado, como o Paraná em Ação, fala sobre a importância de levar às comunidades atividades sociais e de lazer. “Quantas pessoas têm necessidade desses serviços, às vezes sem dinheiro até para sair de casa para ir à cidade?”, questiona. “Esses programas do governo do Estado vão até o núcleo da pessoa, até o quintal de sua casa e levando a oportunidade para que ela faça seus documentos e recebam orientações”, enfatiza Leites.
A doméstica Anedia Aleixo, 49 anos, saiu do Ação Cooperar satisfeita. “Aproveitei para fazer uma massagem e agora estou me sentindo muito bem”, diz. Antes, Anedia já tinha levado as filhas para fazer as carteiras de identidade e de trabalho.
A cozinheira Priscila Alessandra Bento dos Santos, 32 anos, também aprovou os serviços oferecidos. “Cheguei às 9 horas para fazer a segunda via do meu documento de identidade. Em tudo o que precisei, fui bem atendida e rapidamente”, conta. “Valeu a pena ter vindo. Os organizadores merecem parabéns, porque o atendimento foi bem rápido”, comenta.
Os parceiros da Cohapar para a realização do Ação Cooperar no bairro Itatiaia, em Curitiba, foram: Secretaria de Estado da Educação; Colégio Estadual Protásio Carvalho; Companhia de Informática do Paraná (Celepar); Companhia Paranaense de Energia (Copel); Defensoria Pública do Paraná; Batalhão de Polícia de Trânsito do Paraná (BPTran); Secretaria do Meio Ambiente do Paraná; Ministério do Trabalho (DRT Curitiba); Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar); Institutos de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem); Secretaria de Estado da Saúde; Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR); Programa do Leite das Crianças, Instituto de Oncologia do Paraná; e Associação de Moradores e Amigos do Itatiaia (Amai).