O centro operacional da Copel, em Cascavel, registrou na manhã desta quinta-feira (15), aproximadamente 30 mil domicílios sem eletricidade, por causa daa tempestade, na região Oeste e parte do Sudoeste do Estado, entre a tarde e a noite de quarta-feira (14). Em torno de 180 equipes de emergência e de construção de redes da Copel, próprias e contratadas, estão mobilizadas para recompor o sistema elétrico da região.
Cerca de 350 mil unidades consumidoras ficaram sem energia, em algum momento, durante a passagem da tormenta, que resultou novamente em dezenas de postes quebrados e cabos rompidos. Quatro torres de transmissão da Copel foram ao chão — três da linha de 138 mil volts entre Cascavel e Foz, localizadas perto de Matelândia, e outra em Cascavel, nas imediações do Parque de Exposições Celso Garcia Cid, que interliga as subestações Cascavel e Olímpico. Em nenhuma das situações há comprometimento do abastecimento em razão da inversão de fluxo para outras fontes alternativas.
Entre os municípios mais prejudicadas em termos de abastecimento elétrico estão Cascavel, Santa Helena, Palotina, Três Barras do Paraná, Diamante do Oeste, Matelândia, Iguatu, no Oeste, e Ampere, no Sudoeste. A maioria desses municípios já havia sido atingida por evento climático semelhante, na segunda-feira (12).
Cerca de 180 equipes trabalham para restabelecer eletricidade
Copel registrou 30 mil domicílios sem luz, no Oeste e Sudoeste do Estado
Publicação
15/10/2009 - 12:43
15/10/2009 - 12:43
Editoria