Técnicos da assistência social da Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social se reuniram, nesta quinta-feira (12), para definir os detalhes da inauguração do Centro Regional Integrado de Apoio e Prevenção da Violência contra a Pessoa Idosa de Curitiba e Região Metropolitana. A previsão é que o espaço esteja funcionando em 30 dias.
No local os idosos vão encontrar suporte multidisciplinar e apoio em casos de violência. A equipe será formada por psicólogos, assistentes sociais e advogados. Também serão oferecidos cursos de capacitação gratuitos para os familiares, com ênfase em cuidados especiais e características do processo de envelhecimento.
“Nosso objetivo é receber o idoso e sua família, para que sejam reduzidos os casos de maus-tratos às pessoas com mais de 60 anos. Sabemos que a maioria das agressões acontece em casa e queremos agir para levar aos familiares o entendimento das mudanças que acontecem na terceira idade e quais as necessidades especiais do idoso”, explica o secretário Nelson Garcia.
ATENDIMENTO – A expectativa é de que sejam atendidas 1,5 mil pessoas por ano e que o centro promova a formação de educadores, gestores e técnicos, para a construção de uma rede de proteção ao idoso, unindo as cidades da Região Metropolitana de Curitiba e fomentando iniciativas municipais.
O Governo do Paraná executará o projeto em conjunto com o Governo Federal, que já aprovou 19 unidades em todo o País e que devem entrar em funcionamento ainda este ano. “Nosso Estado terá dois centros de excelência para atendimento ao idoso, vítima de violência: um em Curitiba e um em Cornélio Procópio, que já realiza atendimentos”, conta o secretário.
Serão investidos R$ 228 mil para a instalação dos serviços na capital, com recursos estaduais e federais. A Secretaria terá como parceira a Fundação Educacional Itaqui, administradora do Asilo São Vicente de Paulo.
DENÚNCIAS – Dados do programa Disque Idoso, canal do Governo do Estado para a população receber informações, fazer denúncias e reclamações sobre questões relativas aos maiores de 60 anos, mostram que grande parte das ligações recebidas em 2007 foi para denunciar maus-tratos. Do total de 4.485 chamadas mais de 1.500 eram denúncias. Dessas, 1.281, ou seja, 83,51%, eram referentes a algum tipo de violência cometida contra idosos.
No topo da lista estão as denúncias de negligência ou abandono por parte da família ou conjugue, com 293 ligações, e de agressões verbais e psicológicas, com 292. Também apareceram com freqüência apropriação indevida de cartão de benefício (154), agressões físicas (117), desvio de recursos (67) e ameaça de morte (37). Chamaram a atenção dos atendentes as denúncias de abuso de trabalho (2) e as ameaças de suicídio (4).
Centro de atendimento ao idoso de Curitiba deve funcionar em 30 dias
Técnicos da Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social se reuniram para definir detalhes
Publicação
12/06/2008 - 14:10
12/06/2008 - 14:10
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