Começou a funcionar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Nova Esperança. A cidade é abrangida pelo Escritório Regional da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social de Maringá. Dos 29 municípios que fazem parte da regional, 18 possuem Cras.
No local, são oferecidos serviços como grupo de acolhida, que oferece escuta dos problemas das famílias; grupo preventivo, com público-alvo adolescentes grávidas; elaboração de projetos na área do trabalho e lazer; e apoio social e psicológico.
“A implantação do Cras em cada município do estado é muito importante para a política pública de assistência social, já que garante um resgate da cidadania das pessoas de baixa renda. O Governo do Estado está trabalhando para ampliar o número de centros. Todos os municípios do Paraná terão um local em que as famílias encontrem atendimento”, garante o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia.
O diferencial deste Cras é que, além das exigências do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), foram contratados dois assistentes sociais e estagiários, que ficam disponíveis para atender as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. A iniciativa da contratação foi da prefeita de Nova Esperança, Maria Ângela Benatti.
De acordo com a chefe do Escritório Regional da Setp de Maringá, Monica França Grillo, a assistência social do município já está efetivada como política pública. E isto se concretizou com a inauguração do Cras que, a partir de agora, vai atender as famílias em situação de vulnerabilidade, através de uma equipe capacitada.
A gestora da Política de Assistência Social do município, Alzira Alves Pádua, explicou que houve um importante avanço na cidade. Segundo ela, além do atendimento aos que precisam, também é feito um trabalho de prevenção dos problemas que atingem as famílias. “Tudo isso devemos ao apoio do Governo Federal e principalmente do Governo do Estado”, diz.
CRAS – Os Centros de Referência em Assistência Social são espaços em que são oferecidas políticas de assistência social, sejam federais, estaduais ou municipais. Nestes espaços, famílias de baixa renda podem se cadastrar em programas sociais, encontrar ajuda psicológica, além de outros programas de inclusão social.
Centro de Referência de Assistência Social de Nova Esperança começa a funcionar
O Centro de Referência de Assistência Social atende famílias de baixa renda do município, oferecendo serviços como apoio social e psicológico, escuta dos problemas familiares e grupo de prevenção
Publicação
14/07/2008 - 15:00
14/07/2008 - 15:00
Editoria