O diretor-superintendente do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), Luiz Malucelli Neto, em companhia do diretor de Pesquisa Tecnológica do Instituto, Ivo Brand, visitou o Centro de Pesquisa da Petrobrás (Cenpes), nesta terça-feira (28), para conhecer os laboratórios que a empresa mantém para os estudos de emissões de poluentes por veículos motorizados.
Esta visita foi uma retribuição à assinatura de um contrato para a construção de um novo laboratório para o Lactec, firmado em setembro. A nova unidade será a única independente na América Latina capaz de realizar testes de emissão de poluentes de qualidade de combustíveis para motocicletas, triciclos e quadriciclos. O valor do projeto é de R$ 6,5 milhões. Projetos conjuntos da Petrobras com o Lactec, em diversas área de pesquisa, somam cerca de R$ 22 milhões.
Os diretores foram recebidos pelos gerentes do departamento de emissões veiculares do Cenpes e ouviram elogios aos rumos do desenvolvimento tecnológico no Paraná. “A Petrobras vê o Lactec hoje como um instituto de referência. A afirmação feita pelos gerentes da empresa é que todo o investimento em parceria com o Instituto é uma forma de fomentar o desenvolvimento do Brasil”, diz Luiz Malucelli Neto. “A boa imagem que o Lactec tem junto às gigantes do setor energético em todo o país é a comprovação de que o Governo do Estado está no caminho certo quando aposta na pesquisa para o crescimento econômico e social”, completa.
De acordo com o professor Ivo Brand, o nome do Lactec tem um peso muito grande no Cenpes e em todo o mercado de tecnologia nacional. “Os investimentos que a Petrobras faz em pesquisa no Paraná são uma prova da qualidade dos serviços que o Lactec pode prestar”, diz o diretor de pesquisa, lembrando que o instituto está adiantado em relação a projetos que a empresa nacional de energia aplica em parceria para atender a exigências de legislações sobre poluentes que ainda nem foram aprovadas no Brasil.
O Lactec mantém, junto com o Cenpes, um estudo de gases não legislados, realizado no instituto paranaense pelo Laboratório de Emissões Veiculares. O objeto dele é determinar a composição de gases liberados por motores, já proibidos na Europa e que só devem ser legislados no Brasil a partir do ano que vem, por meio de resoluções do Código Nacional de Meio Ambiente (Conama). “A Petrobras está se antecipando às leis e confiaram ao Lactec esta pesquisa”, diz Ivo Brand.
Centro de Pesquisa da Petrobras vê Lactec como referência em poluentes
Diretor-superintendente do Instituto visitou o Centro de Pesquisa da Petrobrás (Cenpes) nesta terça-feira (28)
Publicação
29/10/2008 - 19:01
29/10/2008 - 19:01
Editoria