A Secretaria da Criança e da Juventude, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e o representante do governador em exercício Orlando Pessutti, Claudio Demeterco, apresentou nesta terça-feira (07) a prefeitos e representantes das cidades selecionadas para receber os Centros da Juventude, em Curitiba, o projeto e explicar as condições necessárias para viabilizar a implantação da obra. Inicialmente, 30 municípios do Paraná vão receber os Centros da Juventude, que devem estar prontos até o final de 2010.
Todas as 30 prefeituras enviaram seus representantes. Mas municípios que não estavam na lista, e têm expectativa de serem beneficiados futuramente, também compareceram. “O governador Roberto Requião é um entusiasta do projeto e pediu agilidade no andamento das obras. Inicialmente teremos 30 Centros, mas este é apenas o pontapé inicial”, destacou a secretária da Criança e da Juventude, Thelma Alves de Oliveira.
Thelma ressaltou que o Centro da Juventude deve ser um espaço democrático, e, principalmente, de inserção social. “Precisa ser um espaço aberto também para aqueles que não estão matriculados na escola, para aqueles que não têm lugar, vítimas da invisibilidade social”, frisou a secretária.
As prefeituras têm 30 dias para fazer a indicação dos terrenos para a construção dos Centros da Juventude. As condições técnicas desses locais serão avaliadas por uma equipe da Secretaria, da Sedu e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca). O terreno deve ter área mínima de 50x120 metros (6 mil metros quadrados) e estar em uma região plana e urbanizada.
A secretária lembrou ainda que as prefeituras devem comprovar a capacidade de gestão dos Centros da Juventude. Isso porque a obra será construída e equipada pelo governo do Paraná, mas a manutenção do espaço e a disponibilização dos profissionais será responsabilidade dos municípios.
O projeto arquitetônico, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, foi todo elaborado levando-se em consideração as necessidades sociais dos jovens. “Foram muitas pesquisas e conversas para identificarmos as reais necessidades da juventude e como resolvê-las da maneira mais equilibrada e adequada possível”, afirmou o secretário Luiz Forte Netto.
INVESTIMENTO - Cada unidade do Centro da Juventude deve custar cerca de R$ 2 milhões – entre gastos com a construção e equipamentos – e contará com um bloco para atividades educativas – que vai abrigar laboratório, biblioteca, sala de informática, auditório, salas multiuso; um bloco para atividades esportivas, contando com praça, teatro de arena, pista de skate e ginásio poliesportivo. Toda a obra será financiada com recursos do Tesouro do Estado através do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA). O valor total do investimento é de R$ 60 milhões.
“A construção dos Centros da Juventude mostra que o governo do Paraná está fazendo uma política voltada exclusivamente para a juventude. Além disso, estes espaços vão fazer com que várias políticas públicas, que já têm programas para a juventude, trabalhem em parceria”, destacou a presidente do Cedca, Ires Scuzziato.
As cidades que inicialmente serão contempladas com os Centros da Juventude são: Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Londrina, Cascavel, Guarapuava, São José dos Pinhais, Paranaguá, Castro, Maringá, Prudentópolis, Almirante Tamandaré, Campo Largo, Piraquara, Campo Mourão, Pitanga, Irati, Apucarana, Lapa, Francisco Beltrão, Toledo, Pinhais, Umuarama, Telêmaco Borba, Paranavaí, São Mateus do Sul, Cambé, Palmas, Laranjeiras do Sul, Jacarezinho e Guaratuba.
A lista de cidades pode ser alterada caso as prefeituras não preencham os requisitos exigidos pela Secretaria de Estado da Criança e da Juventude e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca).
Centro da Juventude é apresentado a prefeitos das 30 cidades selecionadas
Todas as 30 prefeituras enviaram seus representantes. Mas municípios que não estavam na lista, e têm expectativa de serem beneficiados futuramente, também compareceram
Publicação
07/04/2009 - 18:40
07/04/2009 - 18:40
Editoria