Central de Estágios fará cadastro de estudantes em feira da UTFPR

Haverá um estande onde os visitantes da feira receberão informações sobre a realização de estágio nas secretarias e autarquias do Poder Executivo estadual
Publicação
10/05/2010 - 15:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Central de Estágios do Governo do Paraná – setor da Secretaria da Administração e da Previdência (Seap) que faz a gestão dos dados de contratações de estudantes para atuação nos órgãos públicos estaduais – vai participar da 9.ª Feira de Estágios e Empregos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O evento ocorrerá de terça (18) a quinta-feira (20) da próxima semana, em Curitiba, e deverá reunir mais de 20 expositores e centenas de jovens em busca de oportunidades no mercado de trabalho.
Numa parceria entre a UTFPR e a Escola de Governo – unidade da Secretaria à qual pertence a Central de Estágio -, haverá um estande onde os visitantes receberão informações sobre a realização de estágio nas secretarias e autarquias do Poder Executivo estadual. Os estudantes poderão também, ali mesmo, fazer seu cadastro na Central. “Será a terceira vez que participamos da feira. Vale lembrar que o evento é aberto a toda comunidade, e não só a estudantes da UTFPR”, observa o coordenador da Central de Estágio, Reginaldo Polesi.
De acordo com o coordenador, a exemplo das outras participações no evento (nos anos de 2005, 2007 e 2008), a expectativa para a edição deste ano é a de procura intensa. “Aumenta consideravelmente a quantidade de inscrições, de estudantes das mais diversas instituições, pois o fluxo de estudantes, de várias áreas, é muito grande. Além do mais, divulgamos em pé de igualdade com as maiores empresas do Paraná que oferecem oportunidades de estágio”, ressalta Polesi.
CENTRAL – A Central de Estágios foi criada pelo Governo do Paraná em 2003 (decreto 2.277, assinado pelo então governador Roberto Requião em 3 de dezembro daquele ano). Com ela, o governo deixou de utilizar instituições intermediárias e passou, o próprio Estado, a fazer a contratação de estudantes para atuação em atividades de aprendizado profissional prático nos órgãos do Poder Executivo.
Em software livre, desenvolvido pela Celepar e constantemente atualizado, foi construído um sistema informatizado de gestão dos estágios. O cadastro dos estudantes interessados e das instituições de ensino (públicas e privadas) conveniadas é feito pela internet (no portal www.escoladegoverno.pr.gov.br, clicando em “Central de Estágios”). É ao banco de dados desse sistema que os órgãos estaduais recorrem quando necessitam de contratar um estagiário.
A avaliação e a seleção dos candidatos são feitas pelos próprios órgãos, explica Reginaldo Polesi. Ou seja, segundo o coordenador, os órgãos é que identificam o perfil de estagiário que se encaixa às atividades necessárias e têm a autonomia preservada para contratar e acompanhar a atuação do estudante. A centralização é apenas das informações e dados e da padronização dos procedimentos, sustentados pela legislação estadual e federal que trata da prática de estágio.
Atualmente, a administração direta e autárquica do Executivo estadual tem, em todo o Paraná, cerca de 6 mil estudantes, tanto de ensino superior como do ensino fundamental, atuando como estagiários. Eles recebem bolsa-auxílio de R$ 3,50/hora (ensino médio) e R$ 4,50 (ensino superior), além de vale-transporte. Durante o período de estágio, eles passam por palestras e cursos de formação promovidos pela Escola de Governo.
BOX – Saiba mais sobre a Feira de Estágios e Empregos da UTFPR
- Ocorrerá de 18 a 20 de maio, no pático central do Campus Curitiba (Avenida Sete de Setembro, 3.165, Rebouças), das 10 às 20 horas.
- A entrada é gratuita é aberta ao público em geral.
- O visitante poderá assistir a palestras e cadastrar seu currículo para estágio e empregos nas instituições expositoras no evento.
- Mais informações: www.utfpr.edu.br

GALERIA DE IMAGENS