Central 0800 oferece informações sobre sistema de saúde dos servidores estaduais

Serviço funciona no horário de expediente dos órgãos públicos (das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h) e, em média, registra cerca de 400 ocorrências por mês
20/09/2007 - 14:40
Os servidores públicos estaduais, beneficiários do Sistema de Assistência à Saúde (SAS) do funcionalismo, têm à disposição um canal para tirar dúvidas, obter informações, apontar sugestões ou fazer reclamações. É a Central 0800, para qual o servidor pode ligar de qualquer localidade do estado, gratuitamente, para o telefone 0800-41-37-38. A Central 0800 do SAS está instalada no Palácio das Araucárias, onde fica o Departamento de Assistência à Saúde (DAS) da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap), em Curitiba. Funciona no horário de expediente dos órgãos públicos (das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h) e, em média, registra cerca de 400 ocorrências por mês. AÇÕES - Funcionar como um canal de comunicação que contribua para o aperfeiçoamento do sistema é um dos objetivos da Central 0800 do SAS. “A partir das sugestões, reclamações e apontamentos feitos pelos servidores, podemos adotar medidas e ações que propiciem melhor prestação dos serviços ao beneficiário”, ressalta o médico Eduardo Mischiatti, diretor do DAS – departamento responsável pela gestão do SAS. Mischiatti lembra que, além do 0800, os servidores públicos têm outras formas de contato com o SAS. O sistema conta com dez núcleos regionais (Campo Mourão, Curitiba, Francisco Beltrão, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Pato Branco, Toledo e Umuarama), onde atende pessoalmente ou por telefone; e, ainda, uma página na internet (que pode ser acessada a partir do Portal do Servidor – www.pr.gov.br/portaldoservidor) e um e-mail da ouvidoria da Secretaria da Administração (seap@pr.gov.br). Fora isso, observa o diretor do DAS, várias palestras têm sido feitas, na capital e no interior, em eventos para o funcionalismo promovidos pela Escola de Governo, vinculada à Seap. Nessas palestras, técnicos do SAS explicam detalhes do benefício – cobertura, quem tem direito, regionais no Estado – e, sobretudo, tiram dúvidas dos servidores. Neste ano, já ocorreram seis palestras, das quais participaram em torno de 900 funcionários públicos estaduais. BOX: Sistema é ampliado na atual gestão O Sistema de Assistência à Saúde (SAS) do servidor é o plano de saúde do funcionalismo público estadual. Vale destacar que ele é totalmente custeado pelo Estado, ou seja, não se desconta do salário do servidor para manutenção do sistema. E, desde 2003, o SAS vem sendo ampliado. Em janeiro daquele ano, havia hospitais, clínicas e outros estabelecimentos de saúde contratados pelo SAS, para atender os servidores estaduais, em 11 municípios do Paraná. Hoje, o sistema está em 38 municípios.