Censo da internet indica: Paraná é o estado com maior número de sites governamentais

Cerca de 17% das páginas do gênero trazem o domínio “pr.gov.Br”
Publicação
19/08/2010 - 18:30

Confira o áudio desta notícia

Com cerca de 2.500 sites de informação e serviços, o Paraná é o estado brasileiro com maior número de sites governamentais e, consequentemente, o mais participativo na política nacional de governo eletrônico (e-gov). A informação é do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e foi obtida a partir da realização do primeiro Censo da internet brasileira e que leva o nome de Censo na Web.br.
O Brasil é o primeiro país do mundo a realizar um Censo na Internet nacional. A primeira etapa do projeto envolveu a coleta e análise dos dados da web brasileira governamental, ou seja, os sites sob domínio .gov.br. Os resultados foram publicados em um documento intitulado “Dimensões e características da Web brasileira: um estudo do .gov.br”.
Em relação à participação das unidades da federação na composição da web governamental, o domínio “pr.gov.br” - pertencente ao Estado do Paraná - foi o que apresentou maior participação em números absolutos de sites, com presença de 17%. Se fossem considerados os sites das 2.100 escolas da rede estadual de ensino, esse percentual subiria para 21%. O Governo Federal (.gov.br) vem em segundo lugar, empatado com o estado de São Paulo (sp.gov.br), cada um com 14%.
Sobre o volume de dados dos sites do gênero, o Governo Federal é o que apresenta maior índice, com 26% do total, seguido pelo Estado de São Paulo, com 12%. Os demais estados apresentam índice inferior a 10% do total da quantidade de bytes.
A pesquisa registrou 11.856 sites com o domínio “.gov.br”. O número total de páginas HTML ficou em 6.331.256, sendo que o número médio de páginas por site ficou em 534. Observou-se uma maior participação em relação ao tamanho em bytes na web governamental no agrupamento composto pelos sites do Governo Federal, com 26%. no entanto, em números absolutos de sites, a região Sul apresentou 33% dos 18,7 mil sites coletados.
Recentemente, o site do Governo do Paraná “www.pr.gov.br”, ficou entre os cinco primeiros do ranking nacional sobre transparência administrativa elaborado pela Associação Contas Abertas - organização não governamental que fiscaliza o poder público. Numa escala de 0 a 10, o sítio do governo paranaense recebeu 6,07 de nota e ficou acima da média nacional em todos os quesitos. A divulgação dos cargos e salários dos servidores públicos do Paraná na internet foi o ítem mais elogiado pelo comitê responsável pela elaboração do ranking.
PR.GOV.BR – O desenvolvimento dos sites do Governo do Paraná, com domínio “pr.gov.br”, é feito pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar) que coordena todas as atividades de Governo Eletrônico, desde a escolha e manutenção de tecnologia, layout das páginas até treinamento e suporte tecnológico aos clientes, no caso da Celepar os órgãos de Governo.
Segundo a gerente de Serviços de Comunicação e Multimídia da Celepar, Christianne Steil, os produtos desenvolvidos pela empresa seguem os padrões de interoperabilidade, usabilidade, acessibilidade e de boas práticas mundiais na internet, com conceitos visuais e ergonômicos para as interfaces que resultem em produtos intuitivos, agradáveis e de fácil operação.
A Celepar utiliza a ferramenta de código aberto XOOPS (eXtensible Object Oriented Portal Systems) para a construção de sites dinâmicos. Segundo Steil, a escolha da tecnologia aliada a uma eficiente metodologia de trabalho, que vai da prospecção à entrega do produto aos clientes e atendimento pós-venda, tem gerado um recorde de produtividade. “Após definidos com os clientes todos os requisitos, a média de produção é de um site a cada um dia e meio”, informou a gerente. Para mais informações sobre metodologia e tecnologias utilizadas pela Celepar na construção de sites acesse www.agenciadigital.pr.gov.br.
SOFTWARE LIVRE - As tecnologias baseadas em software de código aberto foram encontradas em mais de 60% das páginas coletadas. Plataformas proprietárias ocupam pouco mais de 30% da fatia de servidores de documentos na web governamental.
Por região, o Sul é o que apresenta maior incidência de servidores Web baseados em sistemas de código aberto (87%), e o menor percentual de uso de sistemas proprietários (11%), considerando inclusive as páginas do Governo Federal.
Já a análise feita por unidade da federação, indica que o Amapá e o Paraná são os primeiros colocados em uso relativo de sistema de código aberto, em mais de 90% de seus servidores. Em relaçào ao uso de software proprietário, foi verificado que o Distrito Federal é o local que mais usa este tipo de sistema, em quase 90% de seus servidores.
As tecnologias empregadas na distribuição de informação de maneira automatizada dos sites do governo brasileiro são basicamente de dois tipos: PHP e ASP. As tecnologias baseadas em sistema de código aberto, como PHP, foram aqueles que predominaram no conjunto total das páginas de governo coletadas: 70% delas no padrão HTML usavam esta linguagem.
* com informações do IDG Now

GALERIA DE IMAGENS