Depois de 27 anos de existência, a Celepar – Informática do Paraná vai ganhar uma nova sede em Curitiba, maior e mais moderna. O presidente da empresa, Marcos Mazoni, já assinou a ordem de serviço para o início das obras do novo prédio, que será construído ao lado da atual sede administrativa à rua Mateus Leme, no Centro Cívico. O prazo de conclusão é de 8 meses e a obra está orçada em R$ 9,9 milhões.
Num total de 6.671 metros quadrados de área construída, o novo prédio abrigará todo o setor de desenvolvimento de softwares, gerência de tecnologia, biblioteca, setor administrativo e outros departamentos da empresa que funcionam há quase três décadas em ambiente precário num prédio alugado.
“Com as novas instalações, vamos aumentar nossa capacidade de atendimento ao público e prover a empresa de ambiente adequado e seguro para a realização de nosso trabalho”, destacou Marcos Mazoni, para quem o novo prédio tem também um significado de fortalecimento do Estado enquanto prestador de serviços à população.
Além do presidente da Celepar, assinaram a ordem de serviço o secretário em exercício de Obras Públicos, Nilson Pohl, e o presidente do Departamento Estadual de Compras (Decom).
A modernização da Celepar e os avanços da informática pública paranaense foram destacados pelas autoridades presentes na cerimônia. Segundo o presidente da Sanepar, Stênio Jacob, as soluções da Celepar em software livre para diversas áreas, especialmente para o setor da educação, servem de referência para vários países da América Latina e da Europa que estão utilizando os sistemas desenvolvidos pela estatal paranaense.
O administrador da regional da Matriz da Prefeitura de Curitiba, Omar Ackel, também enfatizou que a Celepar é hoje responsável pela democratização e transparência das informações governamentais. Segundo a Celepar, o início das obras também foi bastante comemorado pelos funcionários da empresa, que agora estão realizado um antigo sonho.