A Celepar – Informática do Paraná – implantou o sistema de controle de estoque de medicamentos, o Sisfarm, no Hospital Regional de São Sebastião da Lapa. A implantação, em fase piloto, foi feita no fim de semana (15 e 16). Mais tarde, o sistema será implantado nas outras 17 unidades de saúde administradas pela Secretaria da Saúde.
Segundo o presidente da Celepar e secretário de Assuntos Estratégicos, Nizan Pereira, o controle de estoque é apenas um dos aplicativos do novo sistema que está sendo desenvolvido integralmente em software livre. “É um grande desafio para a Celepar poder prestar este serviço para o sistema de saúde paranaense. Há tempos buscávamos uma solução para o controle de medicamentos, e agora, finalmente, podemos oferecer ao Estado um moderno e eficiente programa”, destacou o secretário.
Além do controle de estoques, o sistema tem outras funções a serem administradas pelo Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), como planejamento, aquisição, armazenamento, distribuição, solicitação e dispensação de medicamentos, além de acompanhamento dos casos oriundos de demandas judiciais. Nestes casos em especial, uma comissão com representantes da Casa Civil, Procuradoria Geral do Estado, Secretarias de Saúde, de Assuntos Estratégicos e da Administração e Previdência, além da Celepar, foi formada para acompanhar essas situações.
Nesta fase de testes, o sistema foi avaliado pelos funcionários da farmácia do Hospital Regional da Lapa que sugeriram algumas alterações. Segundo Edson Chitz, analista da Celepar responsável pela instalação do projeto piloto, de forma geral o novo sistema está pronto para ser utilizado pela Secretaria da Saúde.