As soluções em programas de computador de código aberto desenvolvidas pela Celepar – Informática do Paraná atestam a viabilidade do sistema operacional Linux e do software livre como alternativas para a redução de custos e aumento de desempenho e produtividade. A opinião é do editor da revista Linux Magazine, Rafael Peregrino da Silva - a principal publicação especializada em software livre do país - ao comentar a palestra do presidente da Celepar, Marcos Mazoni, proferida durante o 2º Seminário Linux Park realizado em São Paulo.
Depois de afirmar que a exposição de Mazoni sobre os produtos e serviços desenvolvidos pela estatal paranaense foi importante para qualificar o seminário, o editor destacou: “O modelo da Celepar é algo que o mercado brasileiro de tecnologia da informação ainda realmente necessita”.
O seminário reuniu administradores de rede, diretores e gerentes de informática, executivos de tecnologia da informação, desenvolvedores e representantes da área de suprimentos e licitação pública.
Além da economia de custos com o uso e desenvolvimento de software livre – cerca de R$ 127,3 milhões somente com licenças nos últimos três anos – Marcos Mazoni apresentou resultados concretos de aumento de produtividade obtidos a partir de plataformas livres, como é o caso do framework Pinhão Paraná desenvolvido pela própria Celepar para a construção de sistemas.