Um projeto de cooperação técnica entre a Companhia de Informática do Paraná (Celepar), Ministérios da Saúde e do Planejamento e Hospital Municipal Dr. Mário Gatti (São Paulo), está retomando a construção do mais completo sistema web de gestão hospitalar do país, conhecido como Hospub Web. O desenvolvimento desse sistema foi iniciado pelo Datasus, o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde, em 2004.
Segundo o diretor-presidente da Celepar e secretário de Assuntos Estratégicos, Nizan Pereira, o objetivo desse projeto é desenvolver um sistema que contemple todas as áreas de atendimento à saúde, desde controle de estoques dos hospitais e postos de saúde, até internamento de pacientes, prontuário médico, atendimento ambulatorial, controle de consultas e exames, atendimento em UTIs, etc.
O projeto e o plano de ação para o desenvolvimento do sistema, todo em software livre, foram discutidos entre as entidades parceiras numa vídeo-conferência realizada na semana passada. Num primeiro momento, os técnicos das entidades estão fazendo o trabalho de identificação da versão inicial do Hospub e dos aplicativos da versão atual que está funcionando como piloto no Hospital Mário Gatti de São Paulo.
Segundo Nizan Pereira, a Celepar vai colaborar com o projeto disponibilizando os requisitos elaborados para os hospitais universitários do Paraná que serão úteis para as novas linhas de desenvolvimento do Hospub. As outras entidades serão responsáveis por outras etapas de atualização do sistema. O Datasus, por exemplo, vai disponibilizar o ambiente adequado para homologação do sistema e será responsável pelo ambiente de controle da versões do código fonte.
O presidente da Celepar confirmou que pretende envolver outras entidades paranaenses, como a Universidade Federal do Paraná, Hospital das Clínicas, hospitais universitários estaduais, Hospital da Polícia Militar do Paraná e as Secretarias de Saúde e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) para colaborarem com o projeto, tendo em vista que a maioria desses órgãos já possuem experiência no desenvolvimento de soluções para a gestão de saúde. “A idéia é integrar todos esses conhecimentos e os aplicativos já desenvolvidos por essas entidades no Hospub”, sentenciou Nizan Pereira.
Para o assessor de Planejamento e coordenador do Projeto Software Livre da Celepar, Fabiano Mormul, devido às inúmeras funções que integrarão o sistema sua capacidade de atendimento será abrangente, podendo ser utilizado por hospitais, postos de atendimento e órgãos públicos responsáveis pela gestão do setor de saúde. A próxima vídeoconferência para avaliação dos trabalhos de execução do projeto será realizada no dia 3 de setembro na sede da Celepar em Curitiba.
Celepar participa de projeto nacional de desenvolvimento de sistema web de gestão hospitalar
O objetivo do projeto é desenvolver um sistema que contemple todas as áreas de atendimento à saúde, desde controle de estoques dos hospitais e postos de saúde, até internamento de pacientes
Publicação
09/08/2007 - 18:00
09/08/2007 - 18:00
Editoria