A Celepar, empresa de Tecnologia da Informação do governo do Paraná, o Serpro, o Ministério da Defesa e o Ministério do Planejamento se uniram para criar um sistema de gestão de compras de materiais e serviços que poderá ser usado por qualquer órgão do governo, de qualquer escala de poder.
A idéia é que cada órgão desenvolva um módulo do sistema que, no final, vai gerenciar desde o consumo de suprimentos até os contratos com fornecedores. Nove módulos estão previstos no projeto. Por enquanto, quatro estão em desenvolvimento.
O Catálogo de Materiais, sob a coordenação do Ministério da Defesa, está previsto para ser entregue este mês. O Cadastro de Fornecedores, desenvolvido pelo Ministério do Planejamento, sai em julho. Os próximos são a Fase Interna de Licitação, desenhado pela Celepar, e o módulo de Divulgação de Editais, aos cuidados do Serpro.
O consórcio é liderado pelo Ministério do Planejamento. Os sistemas usam software livre, são construídos para funcionar via web (com linguagem Java) e seguem padrões comuns, como o Struts e o Hibernate.
A tecnologia, explicou Luciane Neves Beppler, gerente de desenvolvimento de soluções da Celepar, durante o Fórum TI & Governo, permite a qualquer um, de qualquer órgão do governo, levar o sistema para qualquer plataforma, sem ficar preso a um ou outro fornecedor. “É o princípio do software público.”
O desenvolvimento em conjunto do sistema de gestão foi a alternativa da Celepar para unificar os vários e antigos sistemas de compras usados no governo do Paraná. (Saiba mais sobre o projeto da Celepar clicando aqui.)
Celepar e governo federal criam sistema de gestão de compras
A idéia é que cada órgão desenvolva um módulo do sistema que, no final, vai gerenciar desde o consumo de suprimentos até os contratos com fornecedores
Publicação
09/05/2007 - 14:28
09/05/2007 - 14:28
Editoria